Três vítimas por metanol em SP estavam juntas em churrasco
Morreram uma mulher, o marido da prima dela e seu novo namorado, que ela apresentava para amigos. Já são 15 mortes no Brasil, sendo nove em SP
10:54 | Out. 27, 2025
Três pessoas morreram após consumirem bebidas alcoólicas contaminadas com metanol durante um churrasco familiar realizado em Osasco, município na Região Metropolitana de São Paulo.
O grupo se reuniu porque uma das pessoas, Jhenifer, apresentava o novo namorado, Cleiton, a parentes e amigos. As vítimas eram:
- Jhenifer Carolina dos Santos Gomes, de 27 anos;
- Cleiton da Silva Conrado, de 25, o novo namorado de Jhenifer; e
- Daniel Antonio Francisco Ferreira, de 23, marido da prima de Jhenifer.
O churrasco ocorreu no fim de setembro, mas as mortes só foram associadas à contaminação por metanol em outubro. Josiellen, prima de Jhenifer, foi a única a não ingerir bebidas.
O marido dela foi o primeiro a ter a morte por metanol confirmada — e quinta vítima fatal do surto de contaminação no estado de São Paulo.
O número de mortes no Brasil chegou a 15, sendo nove em SP, seis no Paraná e seis em Pernambuco. São 58 casos confirmados e 50 em investigação, segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde nessa sexta-feira, 24.
Leia mais
Bebidas foram compradas mais de uma vez no mesmo local
Na mesma casa em que ocorreu a comemoração, o casal Jhenifer e Cleiton foi achado, horas depois. A mulher estava desmaiada e foi encaminhada a um hospital, mas morreu.
Já Cleiton estava morto quando a polícia chegou no local. Exames no Instituto Médico Legal (IML) indicaram a presença de 16 decigramas por litro (dg/L) de metanol no sangue dele, além de cocaína.
As informações são do G1 São Paulo. Em entrevista para o portal, a única sobrevivente, Josiellen, contou que várias pessoas participaram da festa, mas apenas os quatro mencionados permaneceram até mais tarde.
Segundo ela, o marido, Daniel, costumava comprar no local onde as bebidas contaminadas foram adquiridas. Ainda, ele o Cleiton foram até o local mais de uma vez durante a comemoração.
Na primeira visita, os dois compraram um combo de uísque com energético e retornaram depois para comprar mais combos. Em uma das oportunidades, Josiellen disse ser possível que o marido tenha comprado gin também.
A viúva acrescentou que peritos compareceram à casa de Jhenifer e Cleiton para recolher as garrafas de bebida. Josiellen e Daniel estavam juntos havia sete anos e tinham uma filha de quase um ano.