Avião da Força Aérea dos EUA pousa no Brasil: veja o que se sabe
Boeing C-32B chamou atenção ao aterrissar no Sul do Brasil. Na manhã desta quarta-feira, após repercussão do pouso, a PF informou que avião trouxe diplomatas americanos
Um avião da Força Aérea dos Estados Unidos pousou no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, às 17h13min dessa terça-feira, 19.
Conforme a Polícia Federal, em informação ao g1 na manhã desta quarta-feira, 20, o avião transportava diplomatas dos Estados Unidos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A PF informou ainda que fez o controle migratório e que os representantes americanos foram para o consulado em Porto Alegre.
O Boeing C-32B, de matrícula 00-9001, chegou à capital gaúcha vindo de San Juan, em Porto Rico, e decolou às 19h52min com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
A passagem da aeronave pelo Brasil chamou atenção de especialistas e entusiastas da aviação, já que o modelo é utilizado em missões especiais do governo norte-americano. Entenda mais abaixo:
Trajeto da aeronave até o Brasil
De acordo com registros do site FlightRadar, o avião partiu da base aérea de Wrightstown, em Nova Jersey, na segunda-feira, 18 de agosto.
A aeronave da Força Aérea seguiu para Tampa, na Flórida, e para San Juan, em Porto Rico. Só então iniciou o voo até Porto Alegre, antes de decolar rumo a São Paulo.
A concessionária Fraport, responsável pelo Aeroporto Salgado Filho, confirmou o pouso, mas não informou o motivo da escala, segundo informações do g1 Rio Grande do Sul.
Já a GRU Airport, que administra Guarulhos, afirmou que a chegada da aeronave foi autorizada pelo Ministério da Defesa.
O que é o Boeing C-32B
Segundo informações oficiais da Força Aérea dos EUA, o C-32B é uma versão militar do Boeing 757-200, operado pelo 1º Esquadrão de Transporte Aéreo da 89ª Ala, em Maryland.
O modelo é usado para transportar autoridades de alto escalão, como o presidente, o vice-presidente e líderes militares.
O avião tem com autonomia para voar até 5,5 mil milhas náuticas sem reabastecimento.
>> SIGA o canal de Últimas Notícias O POVO no WhatsApp
O interior é equipado com sistemas avançados de comunicação e segurança, distribuídos em quatro áreas: centro de comunicações e assentos executivos, cabine principal com sofá-cama, sala de conferência e uma seção traseira com mais de 30 assentos.
O que despertou reações e especulações?
A aeronave não possui identificações para quem a avista, sendo completamente branca no exterior. Sem exibir registro na fuselagem, o jato é chamado no meio militar de C-32B, modelo que garante mobilidade e autonomia a operações sigilosas em qualquer parte do mundo.
Ele é operado pelo 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea Americana, grupo baseado em Nova Jersey.
As primeiras checagens jornalísticas sobre o pouso e seus passageiros não tiveram respostas específicas, o que despertou interesse em torno de um mistério para o público geral.
Transportar equipes de ação rápida do Departamento de Estado, compostas por diplomatas, militares de elite e agentes de inteligência, costuma ser a principal função da aeronave.
O avião, de matrícula 00-9001, já foi mobilizado em crises internacionais, como a explosão no porto de Beirute, em 2020, e em eventos como os Jogos Olímpicos. Ele foi apelidado de “Gatekeeper” (“Porteiro”) e é equipado com sistemas avançados de comunicação, sensores e capacidade de reabastecimento em voo.
O mistério em torno de seu mais recente pouso no Brasil terminou após cerca de 18 horas. Na manhã desta quarta-feira, 20, a Polícia Federal informou que os passageiros eram diplomatas americanos que desembarcaram para o consulado dos EUA em Porto Alegre.
*Matéria atualizada às 11h50min de 20/08/2025
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente