Miss Universo Trans acusa youtuber por transfobia no Carnaval do RJ
A brasileira Luanna Isabelly assistia ao desfile das escolas de samba no Rio quando foi abordada pelo youtuber estadunidense IShowSpeed
A modelo gaúcha Luanna Isabelly, vencedora do Miss Universo Trans 2023, denunciou o streamer e youtuber norte-americano Darren "IShowSpeed", um dos mais populares criadores de conteúdo na web da atualidade, por ter cometido transfobia.
O episódio ocorreu na segunda-feira, 12, durante o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, no sambódromo da Marquês de Sapucaí.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em uma live transmitida na internet, IShowSpeed abordou Luanna e perguntou a idade dela. Luanna respondeu que tinha 28 anos.
O youtuber repetiu o que ela havia dito, mas engrossando a voz várias vezes durante o vídeo, até que enfim falou: “Talvez exista um impostor entre nós".
Luana não percebeu que o youtuber estava zombando do fato dela ser transsexual, mas como o vídeo começou a circular no dia seguinte, várias pessoas alertaram a modelo.
Nas redes sociais de Luanna, a modelo afirmou ter registrado boletim de ocorrência na Quarta-feira de Cinzas, na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância do Rio de Janeiro.
A organização do Miss Universe Trans emitiu nota afirmando que esse era “um exemplo doloroso da violência simbólica e psicológica que muitas pessoas trans enfrentam diariamente” e que é “crucial o combate à transfobia em todas as suas manifestações”.
Quem é IShowSpeed
Darren Jason Watkins Jr., mais conhecido como IShowSpeed ou apenas Speed, é um youtuber, streamer, influenciador digital e rapper estadunidense.
Ele é conhecido pelo canal de transmissões ao vivo de jogos como Valorant, Fortnite e outros. É um dos streamers mais famosos do mundo.
Em 2021, foi banido da Twitch após comentários de intimidação e coerção sexual em uma live.
Depois do episódio, ele começou a transmitir em outras plataformas e cresceu muito no YouTube, onde tem 23 milhões de inscritos.
Quem é Luanna Isabelly
Natural de Porto Alegre, Luanna Isabelly foi eleita Miss Universo Trans em 2023, concurso realizado em Nova Déli, na Índia. A conquista foi inédita para o Brasil.
A representante brasileira superou adversárias de outros 15 países. Luanna que já tinha os títulos de Miss Trans São Leopoldo, Miss Trans Rio Grande do Sul e Miss Brasil em 2022, deu um salto em sua carreira com essa conquista internacional.
Ela é técnica em enfermagem e trabalha em um projeto que pretende incentivar mulheres transexuais a concluírem o ensino médio e, em seguida, buscar formação técnica ou superior.
Leia mais
-
Ariel Nobre usa arte para chamar atenção para violência contra trans
-
Brasil registrou 145 assassinatos de pessoas trans no ano passado
-
Dia da Visibilidade Trans completa 20 anos; entenda origem da data
-
Cearense trans vence ação judicial contra plano de saúde que se negou a realizar mastectomia
-
Presença de trans nas artes reduz preconceito, afirma Renata Carvalho