Homem dá soco em mulher que saía de banheiro em restaurante no Recife: "Pensou que eu era trans"

Caso foi compartilhado por publicitário nas redes sociais; segundo relatos, suspeito teria dito "você é homem ou mulher?" e dado soco no rosto da vítima

Um caso de violência contra uma mulher foi registrado em um restaurante de Recife (PE) na noite desse sábado, 23. O caso viralizou após ser relatado por um amigo da vítima nas redes sociais.

Segundo o publicitário Hilario Júnior, a amiga havia ido ao banheiro do estabelecimento e, ao sair, foi confrontada por um cliente do local. "Você é homem ou mulher?", teria dito ele e, quando a vítima questionou o motivo da pergunta, o suspeito respondeu "porque você está no banheiro errado".

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A pergunta indica que o suspeito teria identificado a vítima como uma mulher trans. Não há, por lei, proibição de que pessoas trans usem o banheiro de acordo com o gênero no qual se identificam.

De acordo com o relato, o homem em seguida desferiu um soco, que atingiu o rosto da vítima. Uma discussão ocorreu após o ataque, mas, segundo Hilario, o suposto agressor foi escoltado até a saída por seguranças do bar e fugiu. Outro cliente registrou imagens do momento em que funcionários levam o suspeito para longe da discussão.


A vítima sofreu ferimentos no rosto e teve os óculos quebrados pelo golpe. Ela registrou Boletim de Ocorrência, mas o suspeito ainda não foi identificado. Hilario publicou um vídeo na rede social X (antigo Twitter), no qual é possível ver o homem que teria cometido a agressão, e pediu auxílio para encontrá-lo.

"Ele pensou que eu era uma mulher trans usando o banheiro feminino. E ele estava com muito ódio, com muita raiva. [...] Após levar o murro, eu não caí, fiquei em pé, e então consegui correr. A minha reação foi correr e gritar que eu tinha sido agredida", disse a moça, que preferiu não se identificar, em entrevista ao portal g1

A Secretaria da Defesa Social de Pernambuco foi procurada por O POVO, mas não respondeu até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação.

Ao g1, a Polícia Militar confirmou que foi acionada, mas ao comparecer o local, o suspeito já havia indo embora. Já a Polícia Civil disse que o caso foi registrado como lesão corporal pela Central de Plantões da Capital (Ceplanc).

Em nota, o restaurante onde aconteceu a agressão, Guiamum Gigante, afirmou que "não procede a alegação de que teria havido proteção a um suposto agressor por parte da segurança" do local. "Muito ao contrario, cuidou de promover a imediata retirada do agressor do ambiente, de modo a resguardar a integridade física e psicológica da pessoa agredida e demais clientes". 

Veja nota na íntegra:

O Guaiamum Gigante, em face dos lastimáveis fatos ocorridos na noite de ontem na nossa Casa, vem a publico esclarecer que:

1. Não procede a alegação de que teria havido proteção a um suposto agressor por parte da segurança do GG;

2. ⁠Muito ao contrario, cuidou de promover a imediata retirada do agressor do ambiente, de modo a resguardar a integridade física e psicológica da pessoa agredida e demais clientes;

3. ⁠O Guaiamum Gigante adotou imediatamente as providencias cabíveis para resolver a situação, inclusive acionando a força policial e dando todo suporte à vítima;

4. ⁠Esta Casa não tolera qualquer ato de violência ou discriminação contra seus clientes e se solidariza com a parte agredida.

Mais notícias nacionais

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

recife agressao transfobia lgbtfobia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar