Enem 2022: ativistas e organizações repercutem tema da Redação

Prova discursiva do Enem teve como tema em 2022 "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais"; escolha da redação foi alvo de críticas e elogios

O tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais”. A prova foi realizada, em todo o Brasil, neste domingo, 13. Pelas redes sociais, organizações e ativistas repercutiram a escolha.

A deputada federal Talíria Petrone (Psol) lembrou dos grupos que fazem parte da categoria. "País que ainda não resolveu a sua dívida histórica", pontuou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) November 13, 2022


Lais Maxakali, socióloga e indígena da etnia Maxakali, é menos otimista. "O Brasil não tem letramento racial que englobe povos tradicionais", disse ela. Para ela, a expectativa é de que assuntos como literatura indigenista, criticada por povos originários como romantização dos processos de violência sofridos por estes grupos ao longo dos séculos, seja abordada como algo positivo por muitos participantes da prova.


A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), organização que reúne representantes de diversas etnias, celebrou a visibilidade dada ao tema. A entidade pontuou que "milhões de estudantes estão pensando e escrevendo sobre os povos originários".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar