Bolsonaro quer alterar lei para impedir a obrigatoriedade do passaporte vacinal

O presidente quer impedir que estados e municípios possam instituir obrigatoriedade do passaporte vacinal e vetar lei específica sobre o assunto

Em entrevista ao portal Poder 360 na manhã deste domingo, 5, o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) disse estar procurando alternativas para alterar a lei que permite estados e municípios a estabelecerem a obrigatoriedade do passaporte vacinal em espaços públicos e privados. Bolsonaro é contra as medidas e também pretende impedir a aprovação de uma nova lei específica sobre passaporte da vacina.

“Tem uns itens [na lei] que falam das medidas a serem adotadas por qualquer agente sanitário, Estado e município. Quero trazer para agente federal”, explicou. “Agora, não pode dar para prefeitos e governadores essa liberdade. Sei que a maioria não está adotando isso, mas tem alguns que já estão ameaçando, ameaçando demissão”, completou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Bolsonaro também disse estar observando "tendências autoritárias" em municípios maiores que adotaram a obrigatoriedade do passaporte. "Você tá mexendo com a vida de terceiros", afirmou.

Cidades médias e grandes, como Fortaleza, têm exigido a vacinação contra a Covid-19 para permitir a participação da população em eventos culturais e sociais e acesso a serviços públicos. Contudo, para o presidente, tais ações ferem dispositivos nacionais, como a Constituição. "Eu poderia, como eu posso hoje em dia, partir para uma vacinação obrigatória, mas jamais faria isso porque, apesar de vocês não acreditarem, eu defendo a verdade e a democracia", disse Bolsonaro.

Projeto de lei sobre passaporte vacinal

O novo projeto de lei (PL) específico sobre o passaporte vacinal está a espera da votação na Câmara dos Deputados, onde outro aliado de Bolsonaro, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), ainda não pautou a discussão sobre o tema. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

passaporte vacinal jair bolsonaro passaporte da vacina covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar