Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomenda a proibição do Réveillon e do Carnaval

Festas intensificariam transmissão do vírus e resultariam em nova onda no Nordeste, diz boletim

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste, composto pelos nove estados da região, divulgou um boletim nesta sexta-feira, 3, que dispõe sobre a recomendação de que o réveillon e o Carnaval sejam proibidos nos estados nordestinos.

O boletim destaca que, no momento, o Brasil se encontra com 63% da sua população total e 75% da sua população de maiores de 12 anos completamente vacinada, contudo, apesar da importância das vacinas em prevenir casos severos, elas têm menor efetividade em indivíduos idosos e no bloqueio da circulação do vírus.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Avaliando o atual cenário da pandemia, o Comitê elaborou seis tópicos de recomendação aos governos dos estados do Nordeste, com destaque para o cancelamento da realização das festividades de final do ano e do Carnaval que possam gerar aglomerações, “pois estas intensificariam a transmissão do vírus e resultariam em nova onda da pandemia”, pontua o documento.

O C4, como é chamado o Comitê Científico de Combate ao Coronavírus, ainda recomenda intensificar a vacinação, para garantir uma maior cobertura, além de ampliar o ritmo da aplicação para jovens e adolescentes, inclusive utilizando as escolas como locais de imunização.

Dentro dos esforços para expandir a cobertura vacinal, o C4 pontua a possibilidade de utilizar viaturas como o carro da vacina, em analogia com o “carro do ovo” nas cidades, em que se utiliza serviço de som, como já é feito em algumas cidades.

“Também é importante fazer ampla divulgação nas mídias em campanhas para convocar a população sobre a necessidade de completar a vacinação com duas doses e sobre a dose de reforço para a população idosa”, acrescenta.

Outras instruções são voltadas para a manutenção do uso obrigatório de máscaras faciais e outras medidas de proteção individual e coletiva, como o passaporte da vacina; a utilização do capital político de governadores para estimular a solidariedade internacional com o objetivo de desenvolver mecanismos que ampliem a vacinação globalmente, em especial nos países africanos; e a identificação de barreiras que atrapalhem a cobertura vacinal.

Festas no Ceará

No Ceará, o governador Camilo Santana (PT), proibiu grandes festas de Réveillon no Estado. O anúncio foi feito em live na última sexta-feira, 26. As festas deverão respeitar as regras do último decreto estadual de combate à pandemia, em que libera eventos sociais em locais abertos com no máximo cinco mil pessoas e em ambientes fechados, o máximo será 2.500 pessoas. As medidas serão válidas a partir de 16 de dezembro.

A decisão também deve valer para o carnaval. Nessa terça-feira, 30, Camilo determinou o cancelamento da chamada pública do Edital de Carnaval 2022. De acordo com o petista, "não é o momento de estarmos programando essas festas". "Continuamos acompanhando, com preocupação, o avanço da nova variante do coronavírus pelo mundo, e devemos ter toda a prudência e responsabilidade para evitar que atinja o nosso Ceará", escreveu o governador nas redes sociais.

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui 

Do Correio* para a Rede Nordeste

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

carnaval 2022 nordeste carnaval 2022 festas reveillon nordeste comitê científico consórcio nordeste

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar