Novo Cangaço: conheça a modalidade de crime que se espalhou pelo Brasil

Marcados por muita violência e grandes recursos de grupos organizados, os crimes intitulados como Novo Cangaço nasceram no Nordeste e se espalharam pelo Brasil; tema irá virar série de streaming que será ambientada no Ceará

Apesar do nome que leva, o Novo Cangaço é uma modalidade de crime que existe desde 1990 e foi originada no Nordeste, onde grupos altamente armados atacavam pequenas cidades do sertão nordestino para realizar crimes cinematográficos, cercados de muita violência. 

Atualmente, a espécie do crime está mais concentrada na região Sudeste. Por serem quadrilhas "qualificadas" e com grande planejamento, na maioria dos casos, esses grupos são oriundos de grandes facções criminosas, portando-se sempre de coletes à prova de balas, metralhadoras e até rádios para comunicação, além de estarem sempre em grande número, com um grupo, em média, de 30 pessoas. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Um dos principais criminosos do Novo Cangaço foi José Valdetário Benevides Carneiro, que chefiou inúmeros "crimes cinematográficos" pelo Rio Grande do Norte e morreu em 2003, durante um confronto com a Polícia. 

Varginha: o crime mais recente do Novo Cangaço

O município de Varginha, localizado na região sul do estado de Minas Gerais, foi cenário do último crime de grande repercussão realizado pelo Novo Cangaço, em 31 de outubro de 2021. A quadrilha tentava realizar ataques à agências bancárias, sendo apreendido pela Polícia fuzis, explosivos, pistolas, carregadores, 5.059 balas e outros itens, como roupas, rádios, coletes e canetas laser.

As autoridades ainda revelaram que o alvo da quadrilha seria o Setor de Retaguarda e Tesouraria do Banco do Brasil (Seret) ou alguma empresa de transporte de valor. Até o momento, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Federal (PF) identificaram 15 corpos de suspeitos mortos em Varginha, faltando ainda 11 identificações.

Novo Cangaço irá virar série ambientada no Ceará

O Novo Cangaço será abordado em uma série produzida pela Amazon Prime Video, que foi anunciada hoje, quarta (03/11), com o nome de Cangaço Novo. Na trama, o bancário Ubaldo (Allan Souza Lima), que mora em São Paulo, não tem lembranças da infância e acaba descobrindo raízes no município cearense fictício Cratará.

Em Cratará, o personagem descobre ter não somente duas irmãs, mas também uma herança à sua espera. Na cidade, Ubaldo descobre que seu falecido pai era adorado pela população e acaba sendo "chamado a cumprir seu destino" como novo líder da gangue comandada pelo progenitor. A trama promete abordar temas como corrupção, crime e valores morais. 

Lampião, o Rei do Cangaço

Por 16 anos, Virgolino Ferreira da Silva foi o terror dos sertões. Nenhum criminoso espalhou tanta violência por tanto tempo, com tanto sucesso. Sua morte, em 28 de julho de 1938, marcou o fim de uma era que definiu social e até esteticamente os sertões. A ideia que se tem de Nordeste passa por Lampião. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

novo cangaço cangaço lampião nordeste lampião varginha

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar