Esqueceu a senha do Enem? Saiba aqui como recuperar para ver resultado

O resultado do Enem 2020 sai hoje, segunda-feira, 29 de março (29/03), após as 18 horas (horário de Brasília). Confira passo a passo para recuperar a senha do exame para ver a nota

Para acessar o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o participante deverá fornecer o número de CPF e senha ao site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em caso de esquecer a senha, o sistema permite recuperá-la.

Passo a passo para recuperar senha do Enem:

  • Inserir CPF no campo indicado, apertar em avançar e clicar em “Esqueci minha senha”
  • O sistema apresentará várias formas para recuperar a conta, dentre elas: validação facial, bancos credenciados, internet banking, e-mail e celular
  • Escolher uma das opções para receber o código de verificação e, na sequência, gerar uma nova senha

A nota do Enem pode ser usada como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada. Outro uso é para a inscrição em programas de financiamento da educação, como Prouni e Fies.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Resultado do Enem

O resultado do Enem 2020 sai hoje, segunda-feira, 29 de março (29/03), após as 18 horas. Você pode consultar sua nota aqui, na Página do Participante.

As provas do Enem 2020 foram aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro para a versão manual, e 31 de janeiro e 7 de fevereiro na versão digital. O exame  foi adiado em virtude das consequências da pandemia do novo coronavírus

Em um cenário de pandemia, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) retificou o edital do Enem 2020 e inseriu o uso obrigatório da máscara (proteção individual). Além disso, o Inep aumentou o número de salas de aplicação para evitar aglomerações e manter o distanciamento social.

O Instituto também permitiu que candidatos com doenças infecciosas - incluindo a Covid-19, realizassem a prova em outro dia mediante apresentação de atestado médico. Ainda assim, a taxa de abstenção, número de pessoas que falta à prova, foi o maior já registrado tanto na edição manual quanto na digital, e também na reaplicação.

Como são calculadas as notas do Enem? 


São cinco notas, uma para cada área do conhecimento. Elas são calculadas por meio de uma metodologia chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI). Conforme o Inep, é utilizado o comportamento do candidato na prova.

A nota é definida  levando em conta, além das questões acertadas, a dificuldade da questão que se erra e que se acerta, para avaliar a consistência das respostas do aplicante.

Como é calculada a nota da redação do Enem?


Uma das provas principais e que causa mais dúvida nos alunos é a de redação. Nela, a nota varia de zero a mil (1000). A redação é corrigida por dois corretores. Um não saberá a nota que o outro atribuiu ao texto. A nota atribuída será a soma dos pontos dados pelo corretor para as cinco competências da redação do Enem. Cada competência tem o valor de 200 pontos.

Se houver discrepância entre as notas, o resultado final será a média aritmética das notas totais dos dois corretores. Em caso de divergência acentuada entre as notas dadas por cada corretor, a redação será corrigida por uma terceira pessoa.

As áreas avaliadas são Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e redação.

Como posso usar a nota do Enem 2020?


O Enem é usado principalmente como via de acesso às universidades públicas, através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Este ano, o sistema permitirá concorrer às vagas a partir de 6 de abril, na primeira edição - a listagem com as instituições e cursos participantes, além da quantidade de matrículas disponíveis, foi liberado em 5 de março.

Outra possibilidade é o ingresso em universidades particulares através de ações como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O primeiro concede bolsas de até 100% em instituições privadas, enquanto o segundo oferece um financiamento do curso, que após a formatura deve ser pago parcelado pelo estudante. Excepcionalmente em 2021, haverá três chamadas para estes programas.

Muitas universidades particulares também aceitam a nota do Enem em substituição ao vestibular. Nestes caso, no entanto, não há bolsa ou financiamento, e a nota é usada somente para ingresso na instituição, com o curso devendo ser pago normalmente.

Por fim, há universidades de fora do Brasil que também aceitam o Enem como forma de ingresso. Somente em Portugal, são mais de 50 instituições.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

senha enem resultado enem enem 2020 enem nota enem consultar nota enem prova enem inep

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar