68,1% dos inscritos no Enem 2020 Digital faltaram ao primeiro dia de prova

De 93,5 mil inscritos, 34.590 realizaram a prova. Neste domingo, foram aplicadas as provas de Redação; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas tecnologias

Das 93.590 pessoas inscritas para realizar a versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, 31,9% estiveram presentes no primeiro dia de prova, que ocorreu neste domingo, 31. Dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em transmissão ao vivo pelo canal do YouTube apontam que 58.489 inscritos (68,1%) faltaram à aplicação.

"O índice de abstenção continua alto, como também teve no Enem impresso, e a gente entende que isso é muito em função da pandemia. Alguns locais estão em lockdown, e as pessoas não saíram das suas casas para fazer a prova", afirmou o presidente do Inep, Alexandre Lopes na entrevista coletiva.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A prova foi realizada em 104 municípios. Ao todo, foram utilizados 1.028 locais de prova e 4.053 laboratórios. Destes, 41 locais de prova e 128 laboratórios eram no Ceará. Os números, segundo o Inep, não incluem Manaus (AM) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), em Macapá (AP).

Por erro no sistema, estudantes foram dispensados do local de prova. "Quem não conseguiu fazer a prova hoje pode fazer a prova no domingo que vem e pedir a reaplicação só para o primeiro dia de prova, no dia 23 de fevereiro", afirmou Lopes. Outra opção é o participante prejudicado pedir a reaplicação dos dois dias de prova, nos dias 23 e 24 de fevereiro, no modelo impresso.

Lopes afirmou ainda que, além do Enem, os demais exames realizados pelo Instituto — como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) — também passarão a ser realizadas em modelo digital. "Gradualmente, ao longo do tempo, a gente vai começar a migrar para provas digitais porque entendemos que esse é o futuro."

Para ele, a maior vantagem da prova digital é do ponto de vista pedagógico, para melhorar a forma como os participantes são avaliados. Com esse tipo de prova, de acordo com ele, é possível trazer "toda a riqueza do mundo digital para a avaliação". "O segundo aspecto, muito importante, é a questão da logística de aplicação. Com as provas digitais, a gente quer sair do paradigma de o Enem ser uma avaliação em dois finais de semana, para milhões de pessoas. (...) A ideia é que a gente distribua os participantes do Enem em várias etapas", afirmou. O objetivo é aplicar o Enem 100% de forma digital em 2026.

Movimentação em Fortaleza

Entre os inscritos para a realização da modalidade piloto, 3.112 são do Ceará, divididos entre Fortaleza, Sobral (97) e Quixadá (95). Na Capital, 2.920 candidatos inscreveram-se para realizar o Enem Digital 2020. A movimentação nos locais de prova da Capital, neste primeiro dia de aplicação da prova, foi fraca.

Faltando uma hora para o exame, funcionários comentaram à reportagem do O POVO que o comparecimento estava baixo. No Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) Parangaba, apenas três de 20 inscritos haviam chegado após meia hora de abertura dos portões.

O tema da redação, na versão digital do Enem 2020, foi: "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil". Neste domingo, 31 de janeiro, os estudantes também realizaram as provas de linguagens e ciências humanas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

enem digital enem digital 2020 ceará fortaleza como foi enem digital

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar