PUBLICIDADE
Brasil
NOTÍCIA

Resultado Enem 2020: saiba como calcular a nota?

Notas são calculadas por meio de uma metodologia chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI); São cinco notas, uma para cada área do conhecimento. Saiba como calcular a nota do Enem

22:12 | 18/12/2020
Resultado do Enem sai nesta segunda, 29; saiba como calcular a nota (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Resultado do Enem sai nesta segunda, 29; saiba como calcular a nota (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Atualizada às 16 horas do dia 29/03

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem 2020) será divulgado nesta segunda-feira, 29 de março (29/03), após as 18 horas. Há sempre a dúvida de como calcular da nota dos exames. São cinco notas, uma para cada área do conhecimento. Elas são calculadas por meio de uma metodologia chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI). 

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é utilizado o comportamento do candidato na prova. A nota é definida levando em conta, além das questões acertadas, a dificuldade da questão que se erra e que se acerta, para avaliar a consistência das respostas do aplicante.

As áreas avaliadas são Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e redação.

E a redação do Enem 2020?

Uma das provas principais e que causa mais dúvida nos alunos é a de redação. Nela, a nota varia de zero a mil (1000). A redação é corrigida por dois corretores. Um não saberá a nota que o outro atribuiu ao texto. A nota atribuída será a soma dos pontos dados pelo corretor para as cinco competências da redação do Enem. Cada competência tem o valor de 200 pontos.

Se houver discrepância entre as notas, o resultado final será a média aritmética das notas totais dos dois corretores. Em caso de divergência acentuada entre as notas dadas por cada corretor, a redação será corrigida por uma terceira pessoa.