Doping de Tandara prejudica a seleção brasileira de vôlei? Entenda o caso

Oposta Tandara Caixeta, da seleção brasileira de vôlei feminino, está fora da Olimpíada de Tóquio após ser flagrada por teste antidoping; entenda o que isso significa para o resto da equipe

A jogadora Tandara Caixeta, oposta da seleção brasileira de vôlei feminino, foi flagrada no teste antidoping e está fora da Olimpíada de Tóquio. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) informou nesta sexta-feira, 6, que a atleta teve "suspensão provisória" da equipe. Mas o que isso significa para o restante da seleção? Entenda o caso a seguir.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Doping de Tandara foi confirmado?

Segundo a nota do COB, a suspensão de Tandara foi por "potencial violação" das regras antidoping. A atleta realizou teste de contraprova, cujo resultado ainda não está pronto. Portanto, o doping ainda não está confirmado. Tandara, no entanto, já está de retorno marcado para o Brasil e não participará de outros jogos na Olimpíada de Tóquio.

O doping de Tandara prejudica a seleção brasileira?

Caso seja confirmado que Tandara fez uso de substâncias proibidas pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), o resultado é individual. Outras atletas da seleção brasileira de vôlei feminino serão testadas, para verificar se a prática foi somente da oposta ou da equipe.

Se não houver resultados positivos em outras jogadoras, a equipe segue sem penalidade. Havendo indícios de que o uso de doping foi recorrente na seleção, porém, o time será desclassificado da Olimpíada.

Quando foi o exame antidoping de Tandara?

O COB informou que, embora o resultado do teste só tenha sido divulgado agora, o exame foi realizado em 7 de julho. Na data, nem a seleção brasileira nem o Osasco, time pelo qual Tandara joga, estavam participando de competições.

OLIMPÍADAS DE TÓQUIO: CONFIRA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

tandara tandara vôlei tandara doping tandara antidoping jogadora vôlei brasil doping vôlei brasil doping olimpíada tóquio 2020 tóquio 2021 olimpíada tóquio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar