Rayssa Leal, a Fadinha! Saiba quem é a mais jovem brasileira a conquistar medalha em Olimpíadas

Rayssa Leal conquistou a prata no skate street, em Tóquio 2020, com apenas 13 anos

A jovem Rayssa Leal, a Fadinha, conquistou a medalha de prata na madrugada desta segunda-feira, 26, no skate street em uma final emocionante nos Jogos de Tóquio 2020. Mas afinal, quem é essa brasileira de apenas 13 anos, a mais jovem a disputar e a conquistar uma Olimpíadas?

Ela é maranhense e começou a andar de skate aos 6 anos e já possuía, antes das Olimpíadas do Japão, títulos de vice-campeã mundial e campeã brasileira em seu currículo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Aos 11 anos, ela fez história ao se tornar a mais jovem skatista a faturar uma etapa da Street League Skateboarding (SLS), série competitiva internacional de skate profissional.

Além disso, foi vice-campeã no Mundial de Skate Street, disputado em setembro de 2019, em São Paulo. No mesmo ano, foi campeã brasileira na modalidade street após o somatório de pontos das três etapas competidas.

A atleta ganhou o apelido de “Fadinha do Skate” por causa de um vídeo repercutido na internet em que aparecia fazendo manobras de skate vestida de Sininho, a fada da Disney. Até mesmo o Tony Hawk, um dos maiores skatistas de todos os tempos, repostou um vídeo da garota, que segue fazendo sucesso e acumulando seguidores nas redes sociais. Em Tóquio 2020, o encontro das duas gerações aconteceu.

Porém, apesar das conquistas, Rayssa relatou em entrevista que já sofreu preconceito na escola e até mesmo por parte de familiares por escolher praticar skate. “Eu ficava meio triste, mas queria mostrar para minha família que skate não é só coisa de menino. É como futebol. Futebol, muita gente acha que é só para menino, e eu queria mostrar que skate não é só para menino. Essa foi uma das motivações para evoluir mais", contou em entrevista à ESPN Brasil.

Ela também destacou o desejo de continuar inspirando meninas a começarem a andar de skate e principalmente permanecerem.

Após a série de títulos conquistados e grande visibilidade nas redes sociais, a “fadinha do skate” foi indicada ao Prêmio Laureus, conhecido como o Oscar dos esportes. Rayssa entrou na lista de finalistas do prêmio na categoria “melhor atleta de ação” e concorreu com aletas como Ítalo Ferreira, brasileiro campeão mundial de surf e Nyjah Huston, americano tetracampeão mundial de skate street, ambos em 2019. 

O prêmio ficou com Chloe Kim, campeã mundial de snowboard, porém a indicação foi um grande passo para fortalecer a representatividade da menina no skate brasileiro. (Com auxílio de Nadine Lima)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

rayssa leal quem é rayssa leal skate Fadinha do Skate olimpíadas rayssa leal olimpíadas de tóquio olimpíadas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar