PUBLICIDADE
Olimpíadas
NOTÍCIA

Softbol: conheça o esporte das Olimpíadas e entenda as regras

O esporte é semelhante ao beisebol e possui uma forte tradição no país asiático; confira as principais regras do softbol e entenda as regras da modalidade que está de volta às Olimpíadas

22:31 | 21/07/2021
Softbol: seleção feminina da Austrália está competindo no esporte nas Olimpíadas de Tóquio 2021; entenda as regas da modalidade (Foto: Divulgação / Sofbol Austrália)
Softbol: seleção feminina da Austrália está competindo no esporte nas Olimpíadas de Tóquio 2021; entenda as regas da modalidade (Foto: Divulgação / Sofbol Austrália)

Com uma forte tradição no Japão, o softbol está de volta nas Olimpíadas de Tóquio após ficar de fora por duas edições consecutivas. A modalidade é constantemente confundida com o beisebol e, apesar das semelhanças, os dois esportes possuem diferenças como os tamanhos da bola e da quadra e a quantidade de entradas, por exemplo.

Conheça a escalada esportiva, nova modalidade das Olimpíadas

Olimpíadas de Tóquio ao vivo: onde assistir aos jogos na TV e online

A dinâmica do esporte funciona com uma partida entre duas equipes com nove atletas e acontece em sete rodadas (innings). O principal objetivo consiste em acertar a bola com um taco. Se o rebatedor acertar a bola corretamente, tem que correr em volta do campo e tocar as quatro bases que demarcam os cantos. Vence a partida quem anotar mais pontos em sete entradas disputadas.

Outro ponto específico é que a modalidade será disputada apenas por mulheres e, ao todo, seis equipes irão disputar o torneio olímpico de softbol. Além do Japão, o esporte conta com os Estados Unidos, Austrália, Canadá, Itália e México.

Recordista, Formiga vibra com nova chance de disputar a Olimpíada: "Gratificante"

Chilena e holandesa são as primeiras atletas fora dos Jogos Olímpicos por Covid-19

Além disso, o torneio terá uma fase de grupos entre as seis equipes em que todas se enfrentarão em um total de 15 jogos. Ao final da primeira fase, haverá uma disputa pela medalha de bronze e uma disputa pela medalha de ouro. Serão 17 jogos no total.

Vale ressaltar que a modalidade já está de fora das olimpíadas de Paris, em 2024. O softbol que teve estreia nos jogos olímpicos de Atlanta, em 1996, e permaneceu até Pequim, 2008, acabou ficando ausente do evento desde então. A expectativa é que retorne nas olimpíadas de Los Angeles, 2028, pela força que a modalidade também possui nos Estados Unidos.

Entenda as principais regras do softbal:

  1. A partida consiste em sete rodadas, mas ao final de cada uma, muda-se as posições de ataque e defesa entre os times. Dessa forma, quem estava atacando, passa a defender.
  2. A atleta arremessadora fica ao centro do campo, enquanto a apanhadora fica atrás da home plate, uma base que se inicia a partida, junto com a batedora.
  3. Caso a batedora tente acertar a bola e erre, marca-se um strike, que representa uma desvantagem. No entanto, se não tentar acertar, a arbitragem pode marcar o strike ou então um ball, que significa uma vantagem para o time. Se acertar a bola, a batedora precisa correr para as bases.
  4. Três strikes obrigam a batedora a deixar o campo e passar a vez para outra atleta da equipe. Por outro lado, se conseguir quatro balls, completa um walk e avança até a primeira base, aumentando as chances de pontuação.
  5. Cada vez que a batedora consegue um acerto, as adversárias devem tentar uma eliminação, o que representa anular uma jogada.
  6. A anulação pode ocorrer quando a adversária agarra a bola rebatida e consegue tocá-la na batedora ou quando passa a bola resgatada para a home plate, mas antes que a batedora chegue a base.
  7. Se a equipe que estiver defendendo não conseguir anular a jogada, a batedora se salva ao chegar a qualquer uma das bases. Caso complete o circuito, pontua um rum.
  8. Cada time ataca até que três das batedoras sejam eliminadas. Ao final, vence quem tiver mais runs.

Curiosidades das Olimpíadas

+ Onde e como surgiram as Olimpíadas

+ O que representa a Tocha Olímpica

+ Quanto custou as Olimpíadas de Tóquio

+ Quais as modalidades terão nos Jogos Olímpicos

+ Quais países participarão dos Jogos Olímpicos

+ Olimpíadas de Tóquio: quem são os favoritos

Olimpíadas de Tóquio: confira as últimas notícias