Blue Run 2025: evento reúne corredores na orla de Fortaleza neste domingo, 13
Prova teve circuitos de cinco e dez quilômetros a partir do Aterro da Praia de Iracema. Participantes destacam benefícios da corrida para a rotina e sociabilidade
A Beira-Mar de Fortaleza foi palco para mais uma corrida de rua durante a manhã deste domingo, 13. Com percursos de cinco e dez quilômetros (km), a Blue Run Fortaleza 2025 reuniu corredores de diversos pontos do Estado para a prática esportiva sob o nascer do sol.
A largada foi dada no Aterro da Praia de Iracema, em um circuito que ainda incluiu importantes pontos da orla alencarina, como Mercado dos Peixes, Jardim Japonês e o Iate Clube Cearense. Para quem ainda dá seus primeiros passos no esporte, a prova foi a oportunidade de experimentar uma atividade leve, mas ao mesmo tempo desafiadora.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Estava treinando, mas foi a minha primeira corrida de dez quilômetros. Foi muito legal, gostei que a largada era bem cedo e foi muito bom aproveitar o percurso [...] Eu só tinha feito uma corrida de rua de cinco (km). O resto foi treino mesmo”, conta a estudante de medicina, Eide Sindeaux.
Leia mais
A corrida demonstrou a força que as corridas de rua têm ganhado entre o público jovem, com participação inclusive de adolescentes como o casal Elis Duarte e Guilherme Matos, que participaram da sua terceira corrida de rua na Blue Run.
Acompanhados da mãe de Elis, Denise, e do pet da família, o cão pitbull Thor, os dois concluíram o circuito de cinco quilômetros e destacam o esporte não só como atividade física, mas também de sociabilidade.
“[O que nos faz correr é] A energia. Acordar 3h30min da manhã e vir aqui. A energia de correr com várias pessoas… é por isso. A gente gosta do esporte”, conta Elis.
Praticantes ressaltam praticidade das corridas para rotina
Cada vez mais recorrentes nas vias de Fortaleza, as corridas de rua têm ganhado cada vez mais adeptos a partir de sua praticidade. Sem a exigência de grandes apetrechos e podendo ser praticada em qualquer ambiente urbano, a modalidade atrai o público com rotinas apertadas e sem tempo para deslocamento até academias ou clubes.
Entre esses está Luca de Borba, namorado de Eide, que já praticava outros esportes antes da corrida de rua, mas com uma agenda apertada de estudos, encontrou na modalidade a chance de se manter ativo sem perder compromissos.
Leia mais
“Sempre pratiquei esporte, mas estava em uma época de faculdade assim mais pesada e queria um esporte que fosse mais versátil, em que eu pudesse fazer meus horários, não dependesse de academia, e achei que a corrida era uma boa”, conta o estudante.
A prática terminou por influenciar também a rotina da namorada, que, hoje, afirma se sentir mais organizada em outras atividades cotidianas graças à disciplina que aplicou nas corridas de rua.
“Pra mim foi uma mudança de vida. Desde que comecei a ter um planejamento para a corrida, começou a trazer planejamento para o resto da minha semana. Começar o dia, tomar um banho, ir para a faculdade, ter uma rotina de estudar… vai melhorando todo o seu planejamento diário”, relata Eide.
Confira fotos do evento: