Fortaleza encaminha empréstimo de Guzmán ao América de Cali, da Colômbia

Fortaleza encaminha empréstimo de Guzmán ao América de Cali, da Colômbia

Meia colombiano disputou apenas cinco jogos pelo Tricolor e tem oferta para retornar ao país de origem. Contrato com o Leão tem duração até o fim de 2027

O Fortaleza tem em mãos uma proposta do América de Cali, da Colômbia, para negociar o meia Yeison Guzmán e deve concretizar a transferência nos próximos dias. A oferta é de empréstimo por um ano, com compensação financeira pela cessão temporária e opção de compra fixada.

A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Pipe Sierra e confirmada pelo Esportes o POVO. O colombiano de 27 anos tem contrato até o fim de 2027 com o Leão, que adquiriu 60% dos direitos econômicos por 1,1 milhão de dólares (cerca de R$ 6 milhões).

Pelo patamar salarial e pelo desempenho apresentado, o camisa 10 não estava nos planos do departamento de futebol e da comissão técnica para a próxima temporada. Com a saída de Marcelo Paz e a chegada de Pedro Martins como novo CEO da SAF, a situação será novamente debatida entre o dirigente recém-anunciado e o treinador para saber se o meio-campista será utilizado ou se pode ser liberado.

O clube do Pici conta ainda com outros três nomes para a posição: Lucas Crispim, Lucca Prior e Pochettino. O argentino também desperta interesse no mercado da bola e deverá ser vendido. O Leão ainda pretende reforçar o setor - houve contato por Boschilia, do Operário-PR, mas sem avanço.

A partir dessa decisão - que deverá ser favorável à negociação com o América de Cali -, o Fortaleza avaliará os termos da proposta, tanto do valor da compensação financeira pelo empréstimo quanto da opção de compra. Mas não deverá haver empecilhos para um desfecho positivo.

Após breve passagem pelo Torpedo, da Rússia, Guzmán foi anunciado pelo Fortaleza no início de setembro e disputou apenas cinco jogos, sempre acionado no decorrer dos confrontos. A última atuação foi no dia 12 de novembro, no empate por 3 a 3 com o Atlético-MG, pelo Brasileirão. Depois disso, não foi mais nem relacionado para o banco de reservas.

Se fechar com o América de Cali, o meia colombiano atuará ao lado do atacante Dylan Borrero, que passou pelo Tricolor no início deste ano e foi vendido por 1,5 milhão de dólares (R$ 8,1 milhões na cotação da época).

A carreira de Guzmán

Revelado pelo Envigado-COL, onde atuou por quatro temporadas e meia, Guzmán defendeu ainda outras duas equipes do país de origem: Atlético Nacional e Tolima. Foi justamente neste último onde viveu a melhor fase da carreira, em 2024, antes de rumar para a Europa: fez 18 gols e deu nove assistências em 44 jogos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar