Gol de Cassiano que garantiu ao Fortaleza o título cearense de 2015 completa 10 anos
Caso o Ceará conquistasse o certame naquele ano, o escrete de Porangabuçu conquistaria seu quinto título estadual em sequência
Dentre os 46 títulos estaduais conquistados pelo Fortaleza, o Leão conquistava, há 10 anos, um dos troféus mais simbólicos. Com o gol marcado por Cassiano aos 47 minutos do segundo tempo da final contra o Ceará, no dia 3 de maio de 2015, o Tricolor do Pici conquistava seu 40º troféu de campeão cearense.
Além do quadragésimo campeonato, o simbolismo por trás deste gol e da conquista estadual é diretamente atrelado à rivalidade local. Caso o Ceará conquistasse o certame naquele ano, o escrete de Porangabuçu conquistaria seu quinto título estadual em sequência.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O que estava acontecendo, até que, aos 47 minutos do segundo tempo — dois minutos após o gol de Assisinho, ex-Fortaleza, que daria o título ao Ceará — o atacante Tricolor marcar o gol de empate do Leão, que virou música nas arquibancadas e garantiu o campeonato estadual ao Fortaleza.
Leia mais
Por mais que o Vovô já tenha conquistado o pentacampeonato estadual — entre os anos de 1915 e 1919 — a conquista é alvo de debates entre os torcedores, tendo em vista o escasso número de registros históricos, já que essas conquistas precedem a fundação da Federação Cearense de Futebol (FCF).
“Penta do século”
Outro fator que acentua a importância desse gol foi a conquista do pentacampeonato do Fortaleza, que aconteceria oito anos depois, em 2023, sendo esse, até o momento, o único deste século. Até aquele momento, o Tricolor não havia conquistado cinco títulos em sequência durante toda sua história.
Com essa conquista recente, torcedores tricolores passaram a se referir ao seu clube como o “único penta campeão estadual”, fato esse que não poderia sequer ser cogitado se não fosse o gol marcado por Cassiano, há 10 anos.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente