Pressão externa ganha eco, Fortaleza vê desgaste, mas descarta demissão de Vojvoda

Treinador argentino encara turbulência após empate em casa e volta à lanterna da Série A, mas Leão não cogita mudança no comando técnico no momento

As horas seguintes ao empate sem gols com o Santos, no último domingo, 24, na Arena Castelão, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, foram de silêncio externo e muito diálogo interno no Pici. O Fortaleza vê sinais maiores de desgaste de Juan Pablo Vojvoda e avalia o trabalho do comandante argentino, mas descarta demissão neste momento, apurou o Esportes O POVO.

Campeão invicto tanto do Estadual quanto da Copa do Nordeste, além de avançar às oitavas de final da Libertadores e às quartas da Copa do Brasil, o Tricolor amarga a pior campanha da Série A de 2022 após 19 jogos. Foram 14 rodadas na lanterna, com apenas 15 pontos somados. A equipe obteve apenas uma vitória como mandante.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Pelo histórico de Vojvoda no clube em pouco mais de um ano, com 100 partidas disputadas, o departamento de futebol acreditava em uma reação da equipe no Brasileirão ao longo do turno — além das peças disponíveis no elenco e os reforços recém-chegados. Em campo, porém, o time ainda não conseguiu emendar bons resultados na elite nacional.

O duelo contra o Peixe, inclusive, foi visto como divisor de águas em relação às opiniões acerca do treinador argentino. A escalação do time, as substituições no decorrer do segundo tempo e a entrevista coletiva pós-jogo, saindo em defesa de jogadores criticados pela torcida, não foram avaliadas de forma positiva internamente.

A pressão externa das arquibancadas e das redes sociais encontrou eco no Pici a partir do tropeço diante do Santos, com novas opiniões inclinadas a uma eventual troca no comando técnico se for considerada a medida adequada em determinado momento. A multa rescisória não seria um empecilho para a decisão.

Mas as impressões da noite de domingo, ainda com ânimos exaltados pelo resultado e pela situação na tabela, ganharam novos contornos no decorrer desta segunda-feira, 25, com emoções mais arrefecidas.

Por ora, os dirigentes creem que Vojvoda é capaz de comandar o Leão em uma reviravolta no segundo turno para escapar do rebaixamento, mas com a convicção de que cada duelo daqui em diante será decisivo para a disputa da permanência. O confronto direto do Cuiabá, no próximo domingo, 31, às 18 horas, na Arena Pantanal, é encarado como crucial para largar de forma positiva na segunda parte do Brasileirão.

No Pici desde maio de 2021, Juan Pablo Vojvoda comandou o Fortaleza em 100 jogos, com 46 vitórias, 24 empates e 30 derrotas. Neste período, conquistou três títulos: dois do Campeonato Cearense e um da Copa do Nordeste.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fortaleza esporte clube fortaleza time futebol juan pablo vojvoda permanência série a 2022 brasileirão 2022 campeonato brasileiro pressão

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar