PUBLICIDADE
Fortaleza Esporte Clube
NOTÍCIA

Fortaleza tenta quebrar tabu: não vence o Bahia no Nordestão desde a retomada

O Leão tem uma vitória contra os baianos em todas as competições que se encontraram na década passada

12:11 | 31/03/2021
O Fortaleza tenta encerrar o tabu e vencer o Bahia na Copa do Nordeste (Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia)
O Fortaleza tenta encerrar o tabu e vencer o Bahia na Copa do Nordeste (Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia)

O Fortaleza enfrenta o Bahia neste sábado, 3, pela sétima rodada da Copa do Nordeste, às 16 horas, na Arena Castelão. Os baianos, líderes do grupo A, tem sido uma “pedra no sapato” do Leão, principalmente no torneio nordestino. Desde que o Nordestão voltou a ser disputado (2013), o time cearense não venceu nenhuma partida contra o rival. Foram cinco encontros, com duas vitórias do Bahia e três empates.

Em 2016, no reencontro entre as equipes na Copa do Nordeste, Fortaleza e Bahia decidiram as quartas de finais. O tricolor baiano venceu a primeira, fora de casa, por 2 a 1, e empatou o segundo confronto em 1 a 1. O Esquadrão acabou eliminado na semifinal pelo campeão Santa Cruz (2 a 2 e 1 a 0).

No ano seguinte, 2017, mais uma vez os clubes se enfrentaram, agora na fase de grupos. O Fortaleza empatou sem gols no primeiro embate e foi derrotado por 2 a 0 no segundo encontro. Na temporada em questão, o título ficou com o Bahia.

Nem na campanha campeã o Leão venceu o time de Salvador. Em 2019, ano do título da Copa do Nordeste, o Fortaleza empatou em 2 a 2 com o Bahia, ainda pela fase de grupos. Porém, foi nesta temporada em que o time do Pici voltou a vencer os baianos, mas outra competição. O Tricolor trinfou sobre o Esquadrão pela 38ª rodada da Série A e voltou a conquistar uma vitória após 10 anos. A anterior foi na Série B de 2009.

Caso o Fortaleza quebre o tabu e vença o Bahia na Copa do Nordeste, o time de Enderson Moreira garante a classificação matemática para a próxima fase. O Leão chegaria aos 14 pontos e não poderia ser alcançado nas duas rodadas finais por Salgueiro-PE e Altos-PI, os primeiros fora da zona de classificação, ambos com sete.

 

Confira todos os confrontos na Copa do Nordeste:

Fortaleza 2 x 2 Bahia, Castelão, 2019

Bahia 2 x 0 Fortaleza, Fonte Nova, 2017

Fortaleza 0 x 0 Bahia, Castelão, 2017

Bahia 1 x 1 Fortaleza, Fonte Nova, 2016

Fortaleza 1 x 2 Bahia, Castelão, 2016