PUBLICIDADE
Fortaleza Esporte Clube
NOTÍCIA

Fortaleza tem defesa de G-6 na Série A

Mesmo com uma campanha que deixou o time brigando contra o rebaixamento, o sistema defensivo do tricolor continua com números positivos

12:55 | 28/01/2021
Zagueiro Paulão e goleiro Felipe Alves são os líderes do sistema defensivo do Fortaleza (Foto: Júlio Caesar/O POVO)
Zagueiro Paulão e goleiro Felipe Alves são os líderes do sistema defensivo do Fortaleza (Foto: Júlio Caesar/O POVO)

O Fortaleza ocupa a 16ª posição, sendo a última equipe fora da zona de rebaixamento. Mesmo com o desempenho abaixo no torneio, a defesa tricolor continuou tendo números expressivos, que se compararam com os seis primeiros colocados da competição. O Fortaleza tem a quinta melhor defesa da Série A, além de estar entre os seis clubes que menos cedem finalizações ao gol.

A defesa tricolor sofreu 32 gols no Brasileirão, atrás somente do Grêmio (27), Internacional (30), Palmeiras (31) e Athletico-PR (31). Times que estão na parte de cima da tabela como São Paulo, Atlético-MG, Flamengo, Fluminense, respectivamente segundo, terceiro, quarto e sétimo colocados, foram mais vazados que o Fortaleza na 16ª posição.

O Leão também tem uma defesa que cede poucas oportunidades aos adversários. Segundo o Footstats, site analítico e estatístico de futebol, o Fortaleza sofreu 141 finalizações que acertaram o gol. Seria como se o time cearense sofresse quatro chutes em direção ao gol por partida. Só Flamengo (139), Atlético-MG (137), Palmeiras (127), Grêmio (118) e Internacional (109) aparecem à frente, todos os seis primeiros colocados do Brasileirão.

O Fortaleza conseguiu o mérito de não ser vazado em 12 partidas das 32 rodadas disputadas. Dentre os clubes que estão no G6, apenas o São Paulo conseguiu repetir o feito do Leão com os mesmos 12 jogos sem sofrer um gol. Nem o líder Internacional, o Grêmio e o Palmeiras que sofreram menos gols que o Tricolor, conseguiram a marca.

A Leão vai precisar que a defesa compareça novamente contra o melhor ataque da competição. O Fortaleza vai enfrentar o Atlético-MG, neste domingo, 31, no Mineirão, às 17 horas, pela 33ª rodada da Série A.