Após dois jogos, Cuca não é mais treinador do Corinthians
Técnico encerra breve passagem em meio a pressão de parte da torcida do Corinthians; Cuca foi condenado na Suíça, em 1989, por estupro de menina de 13 anos
Cuca não é mais técnico do Corinthians. A informação foi confirmada pelo time e pelo agora ex-treinador em coletiva de imprensa na madrugada desta quinta-feira, 27.
A apresentação dele no comando da equipe havia acontecido na última quinta-feira, 20. Desde antes de confirmá-lo como treinador, porém, o Corinthians sofreu pressão de parte da torcida: em 1989, quando jogava pelo Grêmio, Cuca foi condenado na Suíça pelo estupro de uma menina de 13 anos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Cuca condenado por estupro: entenda o caso
Além de Cuca, três então colegas de equipe do então jogador estiveram envolvidos no chamado "escândalo de Berna". Eduardo Hamester e Henrique Etges também foram condenados por atentado violento ao pudor, enquanto Fernando Castoldi foi inocentado nesta acusação. Todos os quatro, porém, foram considerados culpados por coação.
O crime ocorreu em 1987. Dos acusados, apenas Fernando apresentou defesa no julgamento. Nenhum dos envolvidos, no entanto, cumpriu pena - o Brasil não extradita seus cidadãos por crimes cometidos em outros países.
O caso voltou aos noticiários com o anúncio do Corinthians. A Camisa 12, segunda maior torcida organizada do clube, emitiu ainda no dia 20 uma nota na qual afirmou ter "total repulsa" pela contratação, que chamou de "uma das maiores vergonhas" do time.
Exclusivo para assinantes
- André Bloc: Cuca vale o desgaste para o Corinthians?
Jogadoras e equipe técnica do time feminino do Corinthians também se manifestaram contra Cuca. Nas redes sociais, uma publicação de protesto foi compartilhada por atletas e funcionários no domingo, 23.
Durante a coletiva de apresentação, no dia 21, ele alegou ser "totalmente inocente" das acusações - ainda que tenha sido condenado sem apresentar recurso à justiça do país europeu. Segundo ele, a vítima não o reconheceu como autor da violência sexual. Um advogado suíço que participou do processo negou a versão de Cuca.
O jornal suíço Der Bund, mais importante periódico da cidade de Berna - onde ocorreu o crime - cobriu o caso à época. A matéria sobre o julgamento confirma o que disse o advogado: tanto a garota reconheceu Cuca como um de seus agressores quanto foi encontrado sêmen dele e de Eduardo no corpo da vítima.
Um torcedor do Corinthians chegou a enviar e-mail para a Corte de Berna, responsável pelo caso, solicitando mais informações do julgamento. O órgão afirmou que o processo está sob sigilo de 110 anos, mas indicou a cobertura do Der Bund como fonte sobre o tema.
Corinthians não anunciou novo técnico
Na nota em que confirma a saída do técnico, o Corinthians disse que a decisão se deve a "um pedido da família para resolver assuntos particulares". Desde a contratação, o clube não se manifestou publicamente sobre a condenação de Cuca.
Até o momento, não foi divulgado quem assumirá o comando da equipe. O Corinthians também não indicou um nome para cumprir interinamente a função de técnico.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente