Após críticas em entrevistas, jogadores do Ceará pedem melhorias no gramado do Castelão com hashtags
Atletas do Vovô divulgaram nos stories de suas contas no Instagram as hashtags #arrumaocampo e #táhorrível, marcando o perfil Arena Castelão News, que post informações sobre a praça esportivaAtualização às 21h05min do dia 28/6/2021
O gramado do Castelão voltou a ser alvo de críticas, dessa vez por parte de atletas e do técnico do Ceará, Guto Ferreira. As reclamações e cobranças por melhorias foram feitas no intervalo da partida do Vovô contra o São Paulo, realizada no domingo, 27, e seguiram nesta segunda-feira, 28, nas redes sociais dos jogadores alvinegros.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Jogadores como Luiz Otávio, Richard, Vina, Saulo Mineiro, Lima, Bruno Pacheco, Gabriel Lacerda e outros divulgaram nos stories de suas contas no Instagram as hashtags #arrumaocampo e #táhorrível, marcando o perfil Arena Castelão News, que posta informações sobre a praça esportiva.
Na coletiva pós-jogo, Guto Ferreira questionou os motivos do estado do gramado e citou o exemplo do que fez a diretoria do clube com a campo da sede, em Porangabuçu.
“Acho que neste momento só está tendo jogos (no Castelão) da dupla da Série A (Ceará e Fortaleza). Então o que é que tá pegando? [..] De repente falta um pouquinho mais de técnica. Acho que a empresa que cuida do gramado tem que dar explicações aí, porque o gramado nosso, que a gente treina todos os dias, estava muito parecido. Aí o Ceará mudou a empresa, adquiriu máquinas e melhorou muito. E olha que nós treinamos todos os dias ali. Eu cheguei a comentar que nosso campo de treino é melhor que o da Arena”, disse o treinador.
Guto relembrou ainda que a carga excessiva de jogos para o estádio, devido ao Estadual, Copa do Nordeste e Sul-Americana, terminou no começo de junho, com o início da Série A, mas não se referiu aos dois Clássicos-Rei pela Copa do Brasil. Em contrapartida, jogos dos times da Série D não estão sendo realizados no Castelão e o Ferroviário, que disputa a Série C, até aqui, só jogou uma partida no Gigante da Boa Vista.
Autor do gol do Ceará contra o São Paulo, o meia Jorginho também cobrou melhorias no gramado do Castelão em transmissão nacional, no intervalo da partida. "Ressaltar o gramado, tá muito ruim, difícil de jogar, você não consegue dar dois passes. Eu acho que tem que tomar providência em relação a isso”, criticou.
O Esportes O POVO procurou a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) para perguntar sobre o atual estado do gramado do Castelão, possíveis melhorias a serem feitas e manutenção. Em nota (veja completa ao fim da matéria), a Secretaria afirmou que o equipamento tem a maior agenda de futebol entre os estádios do país, já tendo recebido, somente na temporada vigente, 82 jogos até aqui, o que afeta diretamente as condições do campo.
A Sejuv informou também que "a Arena Castelão passa constantemente por uma programação de manutenção: replantio da grama, corte, adubação, descompactação do solo, entre outros serviços. Cada tipo de intervenção depende, entre outros fatores, além da necessidade periódica, de intervalo sem jogos e de condições climáticas adequadas".
Na semana que antecedeu a estreia da Série A do Brasileiro, entre 24 e 29 de maio, no entanto, o local passou por um serviços de replantio de grama e outras melhorias. As primeiras reclamações gerais aconteceram um mês depois desse procedimento, mas o goleiro Everson, do Atlético-MG, e Felipe Alves, do Fortaleza, já se queixaram anteriormente de sofrer gols por conta das condições da grama do Castelão.
No fim de maio também, a diretoria do Ceará disse que iria estudar a possibilidade de mandar jogos da Série A em sua sede, no estádio Carlos de Alencar Pinto, justamente pela condição de gramado. Para isso, porém, o local teria que ser homologado pela FIFA para receber o VAR (apresentar condições de estrutura e realizar um jogo-teste).
O Esportes O POVO também procurou a Federação Cearense de Futebol para falar sobre o campo de jogo do Castelão. A assessoria de imprensa informou que a FCF vem conversando com a Sejuv e pedindo melhorias no gramado do estádio, bem como dialoga com a CBF no intuito de evitar cargas de muitos jogos em curto espaço de tempo para a praça esportiva.
Confira a nota completa da Sejuv:
A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) informa que a Arena Castelão é o estádio do Brasil com maior utilização desde a retomada do calendário do futebol em 2020. A partir do retorno das atividades esportivas em 13/07/2020, com o jogo entre Fortaleza e Guarany de Sobral, até hoje (28 de junho), realizou um total de 93 jogos:
- 14 jogos de Campeonato Cearense
- 45 jogos de Série A do Campeonato Brasileiro
- 7 jogos de Série C do Campeonato Brasileiro
- 4 jogos de Série D do Campeonato Brasileiro
- 7 jogos de Copa do Brasil
- 13 jogos de Copa do Nordeste
- 3 jogos de Copa Sul-Americana
Há ainda previsão em 2021 de pelo menos mais 34 partidas: 31 jogos de Série A, 2 jogos confirmados de Série C, 1 jogo confirmado de Copa do Brasil, podendo haver mais.
Isso totaliza no mínimo 82 jogos em 2021 e 127 jogos ininterruptos desde o retorno das atividades esportivas após interrupção ocasionada pela pandemia da Covid-19.
A Arena Castelão passa constantemente por uma programação de manutenção: replantio da grama, corte, adubação, descompactação do solo, entre outros serviços. Cada tipo de intervenção depende, entre outros fatores, além da necessidade periódica, de intervalo sem jogos e de condições climáticas adequadas.
É necessário considerar que o equipamento tem a maior agenda de futebol entre os estádios do País, o que afeta diretamente as condições para proporcionar um melhor campo de jogo.
A Sejuv reforça que atua com máximo zelo e presteza para servir da melhor forma ao futebol cearense.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente