Relembre números e feitos de Vina em primeira passagem pelo Ceará
Com contrato assinado até o fim de 2026, o meia volta ao time de Porangabuçu com a missão de tentar repetir o sucesso da primeira passagem
Ídolo da torcida e um dos nomes mais marcantes do Ceará nos últimos anos, Vina está de volta ao clube. Anunciado oficialmente nesta quinta-feira, 31, o meia-atacante retorna após dois anos e meio. Com contrato assinado até o fim de 2026, ele chega ao time com a missão de tentar repetir o sucesso da primeira passagem.
Entre 2020 e 2023, o jogador disputou 168 partidas com a camisa alvinegra, marcando 46 gols e distribuindo 31 assistências. Sua melhor temporada no Alvinegro foi a de 2020, quando somou 59 jogos, 23 gols e 19 assistências — desempenho que o colocou na seleção do Campeonato Brasileiro daquele ano. No mesmo período, foi peça-chave na conquista da Copa do Nordeste.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia mais
Aos 34 anos, o meia pode atuar tanto na criação quanto mais avançado, próximo ao gol. Na atual formação do elenco, chega para disputar espaço com Lucas Mugni, Matheus Araújo e Rômulo. Livre no mercado após passagem pelo futebol saudita, Vina demonstrou interesse em retornar e acertou com o Ceará como primeira contratação na atual janela de transferências.
Vina no Ceará:
- 168 jogos
- 46 gols
- 31 assistências
- Eleito o melhor meia do Campeonato Brasileiro Série A 2020
- Campeão Copa do Nordeste 2020
A carreira de Vina
Revelado pelo Paraná, Vina tem currículo extenso no futebol brasileiro. Passou também por Coritiba, Joinville-SC, Londrina-PR, Tupi-MG, Esportivo-RS, Anápolis-GO, Náutico, Fluminense, Athletico-PR, Bahia e Atlético-MG até chegar ao Ceará, para a temporada 2020.
O meia-atacante viveu o auge no Vovô em 2020, também teve bons números em 2021 e 2022, mas viu o clima azedar depois do rebaixamento para a Série B. No início de 2023, acabou emprestado para o Grêmio. Da equipe gaúcha, rumou para a Arábia Saudita.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente