Compatriota em alta, torcida e vitrine: os motivos do "sim" de John Vásquez ao Ceará

Atacante de 27 anos vê sucesso de Mendoza como referência positiva, ouve elogios sobre o clube de Yony González, companheiro no Deportivo Cali, e quer aproveitar chance no Brasil

O Ceará acerta os últimos detalhes burocráticos para selar e anunciar a contratação do atacante colombiano Jhon Vásquez, que será emprestado pelo Deportivo Cali-COL até dezembro de 2023. Destaque da equipe, o camisa 7 também era alvo do futebol turco, mas levou em conta alguns fatores para optar pelo Vovô, como o sucesso do compatriota Mendoza, a torcida alvinegra e a vitrine do futebol brasileiro, apurou o Esportes O POVO.

Vásquez está no Cali desde 2020, com quase 100 jogos disputados (atuou 92 vezes), e era uma das principais peças ofensivas do time de Rafael Dudamel, inclusive anotando três gols e dando uma assistência da fase de grupos da Copa Libertadores. O desempenho atraiu a atenção de outras equipes e rendeu uma proposta do Gaziantep, da Turquia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No entanto, o atacante e seu estafe, comandado pelo empresário Alvaro Perchi, optaram pela oferta do clube de Porangabuçu, que prevê opção de compra ao final da cessão. A escolha foi balizada por alguns fatores vistos como positivos para a carreira de Jhon.

O principal nome do Ceará em 2022 é o colombiano Steven Mendoza, artilheiro com 16 gols marcados. O camisa 10 chegou em 2021 e teve dificuldades na adaptação, com oscilações na temporada passada, mas conseguiu deslanchar este ano e virou peça-chave.

Mendoza foi o colombiano que mais conseguiu se destaca no escrete preto-e-branco, mas outros também passaram por Porangabuçu neste século: os meias Javier Reina, em 2012 e 2018, e Jown Cardona, também em 2018, além do atacante Yony González, em 2021. Yony, inclusive, era companheiro de Vásquez no Deportivo Cali e passou referências positivas do Vovô.

Além do histórico de compatriotas, o camisa 7 viu com bons olhos a oportunidade no Alvinegro pela trajetória recente do clube, com presença na Série A do Campeonato Brasileiro desde 2018 e duas participações consecutivas na Copa Sul-Americana, as festas da torcida no estádio e a vitrine do futebol brasileiro, que costuma exportar jogadores para outros mercados.

Ceará, Deportivo Cali e Jhon Vásquez estão em etapa avançada da negociação, com trocas de documentos e minutas de contratos, e pretendem fechar o acordo ainda nesta quarta-feira, 29. O atacante poderá ser regularizado a partir do próximo dia 18 de julho, quando será aberta a janela de transferências. Antes, o Alvinegro já havia contratado o meia-atacante Diego Rigonato.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ceará sporting club ceará time futebol jhon vásquez empréstimo negociação contratação opção de compra mendoza mercado da bola colômbia futebol brasileiro vitrine deportivo cali alvaro perchi

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar