Com volta de Jael, Guto tem desafios e ajustes para fazer no ataque do Ceará

Depois de resolver os problemas defensivos e ver a equipe somar 11 jogos de invencibilidade, Guto Ferreira busca ajustar o ataque

A saída de Saulo Mineiro deixou lacuna no setor ofensivo do Ceará, que vive momento irregular na Série A. A diretoria alvinegra não deve trazer mais nenhum centroavante para a sequência da temporada. Desta forma, cresce a responsabilidade de Jael e Cléber, os únicos jogadores da posição no elenco.

Depois de resolver os problemas defensivos e ver a equipe somar 11 jogos de invencibilidade, Guto Ferreira busca ajustar o ataque. Para o próximo confronto contra o Corinthians, o treinador precisa definir quem será o centroavante titular: Jael ou Cléber.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O atacante ex-Grêmio voltou a ficar à disposição após ter a punição por causa da confusão na final da Copa do Nordeste convertida. Contratado para ser o principal goleador da equipe em 2021, Jael ainda busca o melhor futebol. O atleta teve dificuldades para conseguir uma sequência como titular no time devido a lesões, Covid-19 e o gancho na Justiça.

Na última vez em campo, no empate em 2 a 2 com o Cuiabá, Jael foi titular e marcou um dos gols do Ceará. Entretanto, logo depois, o centroavante precisou ficar de fora por conta da suspensão em vigor até então e perdeu os quatro jogos seguintes.

Com a saída de Saulo e a ausência de Jael, Cléber se tornou o único jogador da posição e assumiu a titularidade no ataque do Vovô. Apesar do importante gol marcado na vitória sobre o Fortaleza, o centroavante ainda não conseguiu manter a regularidade de atuações consistentes.

Ademais da posição de centroavante, Guta tem desafios e ajustes necessários quanto à dinâmica ofensiva do escrete do Porangabuçu. Do setor, apenas Lima tem dado conta do recado e é unanimidade. Peças importantes como Mendoza e Vina, este que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo para a próxima partida, estão deixando a desejar. Opções no banco de reservas, como Jorginho e Rick oscilam no desempenho.

Uma das possibilidades para aumentar o nível de atuação da equipe é trazer Lima para jogar centralizado com a função de armador. Nas pontas, Erick, recém-contratado, pode ganhar oportunidade de começar jogando.

Fora as peças, Guto precisa ajustar a transição ofensiva do Vovô. O time alvinegro tem se precipitado em momentos cruciais das jogadas de ataque. Diante do Corinthians, o Ceará deve ter situações favoráveis com campo para explorar e contragolpes em velocidade.

Para Thiago Minhoca, comentarista da Rádio O POVO CBN, o problema ofensivo no Ceará é geral e não passa apenas por uma mudança de peças. "De nada vai adiantar (mudança de centroavante) se o time não produz. O Ceará perde tempo (na transição). Quem consegue dar mais objetividade é o Lima. Você não vê o Vina fazer isso, o Mendoza. Guto precisa enxergar e cobrar. É preciso cobrar mais desses atletas. Do meio para trás, o Ceará está bem, mas ofensivamente o Guto precisa trabalhar mais.", analisou ele no episódio 168 do FutCast, o podcast do O POVO sobre o futebol cearense (ouça abaixo).

Para encarar o Corinthians, Gordiola tem o desfalque certo de Vina, mas ganha os retornos de Gabriel Lacerda, que cumpriu suspensão automática do terceiro cartão amarelo, e Gabriel Dias, este recuperado de lesão, além de Jael.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

guto ferreira ceará ceará sporting club ceará série a jael ceará guto ferreira ataque ceará setor ofensivo ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar