Hinata Miyazawa: quem é a japonesa artilheira da Copa Feminina 2023
A jogadora foi a responsável pelo maior número de gols no Mundial, totalizando cinco, e segue com a seleção japonesa para as quartas de final
Aos 23 anos, a meia-atacante Hinata Miyazawa se tornou a nova artilheira da Copa do Mundo Feminina de 2023, alcançando cinco gols. A jogadora representa o Japão no torneio e a sua equipe já garantiu espaço nas quartas de final.
Na estreia japonesa contra a Zâmbia, com uma goleada de 5 a 0 para a seleção nipônica, Miyazawa foi responsável por dois gols na disputa. Na ocasião, a atleta foi eleita como a melhor jogadora da partida.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A posição de artilheira foi fortalecida com mais dois gols contra a Espanha, ainda na fase de grupos, e um gol contra a Noruega nas oitavas. A japonesa é a única na competição a ter atingido o placar de cinco gols na artilharia.
Conheça a história de Hinata Miyazawa e a sua performance no Mundial.
Japão e Espanha dão show e se garantem nas quartas de final do Mundial feminino; CONFIRA
Hinata Miyazawa: liderança pela Chuteira de Ouro
A performance de Hinata Miyazawa pode render para a jogadora uma Chuteira de Ouro, prêmio atribuído à maior artilheira do Mundial. Antes da Copa, a atleta havia marcado apenas quatro gols nas duas últimas temporadas pela liga doméstica.
A posição de liderança da japonesa também não foi prevista pela Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa), que incluía nomes como Alex Morgan, Sophia Smith, Rachel Daly, Sam Kerr, Esther Gonzalez e Alexandra Popp na potencial lista de artilheiras.
Popp permanece na artilharia em segundo lugar, com quatro gols, mas não conseguirá superar o resultado de Miyazawa, seguindo a desclassificação da Alemanha. Agora, é a sueca Amanda Ilestedt (três gols) que representa uma possibilidade de “destronar” Hinata.
Alisha Lehmann: quem é a jogadora da Copa Feminina mais seguida do mundo; CONHEÇA
Hinata Miyazawa: carreira no futebol
A presença de Miyazawa no futebol profissional começou com a sua entrada para o clube Nippon TV Beleza em 2018, após sair do Ensino Médio. No mesmo ano, a japonesa recebeu o prêmio de Melhor Jogadora Novata na temporada da Nadeshiko League.
Em 2021, a atleta foi transferida para o Mynavi Sendai. Em suas últimas duas temporadas da WE League, a liga profissional do Japão, ela jogou 39 partidas e marcou quatro gols, segundo informações da Fifa.
Hinata Miyazawa: Copa do Mundo Feminina 2023
Na estreia vitoriosa do Japão contra a Zâmbia, Miyazawa foi uma das responsáveis pelos gols da vitória. Além da artilheira, Mina Tanaka, Jun Edo e Riko Ueki também contribuíram para o placar de 5 a 0.
Contra a seleção espanhola, Hinata alcançou dois gols do total de quatro, mantendo a posição invicta do Japão na Copa Feminina. Em todos os jogos até as oitavas de final, a equipe nipônica ainda não perdeu nenhuma partida.
Japão busca título de bicampeão no Mundial
A primeira (e única) vitória do Japão na Copa do Mundo Feminina aconteceu em 2011, quando o Mundial foi sediado na Alemanha. Na edição seguinte, em 2015, o país ficou em segundo lugar, perdendo para os Estados Unidos.
Qual o próximo jogo de Hinata Miyazawa?
Com a chance de aumentar o número no seu placar de artilheira, Hinata Miyazawa e a seleção japonesa disputarão as quartas de final contra a Suécia na sexta-feira, 11 de agosto, às 04h30min.