Clássico-Rei: Richard e João Ricardo podem fazer a diferença na final do Cearense
Seja com a bola rolando ou em possíveis penalidades máximas, o Clássico-Rei deste sábado, 6, contará com goleiros que crescem em decisão e podem fazer a diferença debaixo das traves
Um grande clássico é construído por diversos jogadores diferentes, seja um zagueiro-artilheiro, um atacante carrasco ou um volante cão de guarda. No Clássico-Rei, um personagem tem se repetido em cada lado: o goleiro "milagreiro". E os arqueiros podem ter peso decisivo na partida decisiva do Estadual, neste sábado, 6, às 16h40min, na Arena Castelão.
Na primeira partida da final do Campeonato Cearense, no último sábado, 30, o personagem principal foi João Ricardo, goleiro do Fortaleza, com defesas importantes, principalmente nos chutes de Saulo Mineiro e Erick Pulga, intervenções cruciais para manter o placar de igualdade e evitar uma desvantagem do Tricolor do Pici no segundo e decisivo jogo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Já do lado do Ceará, Richard tem sido um dos nomes mais marcantes nos últimos Clássicos-Rei. Titular após a lesão de Fernando Miguel, dono da posição no início da temporada, o camisa 1 do Vovô se destacou com defesas difíceis na vitória por 1 a 0 sobre o rival na Copa do Nordeste.
Leia mais
A mais emblemática foi a bola defendida na cobrança de falta de Marinho, nos minutos finais. Naquele confronto, Richard ainda realizou outras boas defesas, como na cabeçada de Yago Pikachu, no primeiro tempo.
Os destaques recorrentes dos goleiros não vêm de agora. No clube desde 2019, Richard tem sido importante para o Alvinegro de Porangabuçu em momentos cruciais, como na final da Copa do Nordeste de 2023, quando defendeu duas cobranças na disputa de pênaltis e contribuiu para a conquista do tricampeonato alvinegro no torneio regional.
Já no lado tricolor, João Ricardo também se mostrou efetivo em decisão por penalidades, quando também defendeu dois chutes na final da Copa Sul-Americana 2023. Contudo, o bom desempenho do arqueiro não foi suficiente para garantir o título internacional.
O primeiro clássico do ano, terminado em 3 a 3, seria apenas um presságio da competitividade entre os dois finalistas do Estadual deste ano — que conta com outro empate e uma vitória do Alvinegro.
Com o empate em 0 a 0 no primeiro duelo da final do Cearense, qualquer novo placar de igualdade levará o jogo para uma disputa de pênaltis. Sendo assim, seja com a bola rolando ou em possíveis penalidades máximas, o Clássico-Rei decisivo contará com goleiros que crescem em decisão e podem fazer a diferença debaixo da trave.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente