Ceará e Ferroviário se enfrentam em jogo decisivo por vaga na final do Cearense 2024
A bola rola às 16h40min deste sábado, 16, na Arena Castelão. Por ter vencido o primeiro jogo por 3 a 2, o Vovô tem a vantagem do empate. O Tubarão precisa vencer por pelo menos um gol de diferença para manter-se vivo
Após um duelo emocionante no jogo de ida, Ceará e Ferroviário voltam a se encontrar neste sábado, 16, às 16h40min, na Arena Castelão, em confronto que decidirá o primeiro finalista do Campeonato Cearense de 2024. Para o Alvinegro de Porangabuçu, o empate é suficiente para garantir a classificação, enquanto o Ferroviário precisa vencer por pelo menos um gol de diferença para levar aos pênaltis.
No primeiro embate da semifinal, realizado no Presidente Vargas no último sábado, 9, a partida foi acirrada e decidida apenas no minuto final. Na ocasião, o Ceará ficou na frente no placar duas vezes, mas o Tubarão da Barra buscou o empate. Somente aos 61 minutos do segundo tempo — foram 11 de acréscimo —, que o Vovô conseguiu garantir a vitória por 3 a 2, com gol do uruguaio Facundo Barceló.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A vitória trouxe tranquilidade para o Ceará e aliviou a pressão, já que a equipe vinha de cinco jogos seguidos sem triunfar. Outro ponto positivo para Mancini foi a semana livre de preparação, tempo importante para realizar ajustes táticos e recuperar fisicamente o elenco, este que tem sido um problema do time em 2024. O Ferroviário, em contraponto, não teve a mesma possibilidade e fará apenas um treino antes do embate.
Leia mais
Isso porque o Tubarão da Barra amargou uma dura eliminação na Copa do Brasil no meio da semana, contra o Sampaio Corrêa, em duelo realizado em São Luís, no Maranhão. Na partida, acirrada no tempo regulamentar, o Coral ficou no empate sem gols diante da Bolívia Querida, mas acabou sendo derrotado na disputa por pênaltis. Em menos de sete dias, o treinador Copertino, antes invicto no comando do Ferrão, sofreu dois reveses em momentos decisivos.
O atacante Erick Pulga, autor de um dos gols do Ceará no jogo de ida, exaltou as qualidades do Ferroviário, seu ex-clube, e ressaltou a dificuldade do duelo. Em entrevista coletiva, o jogador também mostrou otimismo quanto uma possível conquista do título estadual neste ano. "A gente precisa muito conquistar esse campeonato”, disse.
+ Confira mais notícias do Ferroviário
"O Ferroviário tem uma equipe muito qualificada, o novo treinador é muito tático. Eles complicaram a gente no jogo de sábado, saíram muito no contra-ataque. O elenco mudou muito, é complicado falar algumas coisas [...] É uma decisão. São onze contra onze. Temos que nos preparar muito", comentou o atleta.
Para a partida, a tendência é de que o treinador Vagner Mancini tenha praticamente todo elenco à disposição. O meia Bruninho, recuperado de lesão, deve voltar a figurar entre os relacionados após algumas semanas sem atuar. O jovem Daniel Mazerochi, em tratamento de uma pubalgia, segue como desfalque. Os laterais Raí Ramos e Matheus Bahia são tratados como dúvida.
Ceará x Ferroviário
Ceará
4-3-3: Richard; Raí Ramos, Matheus Felipe, Ramon Menezes e Matheus Bahia; Richardson, Castilho e Recalde (Lourenço); Erick Pulga, Aylon e Facundo Castro. Técnico: Vagner Mancini
Ferroviário
4-3-3: Douglas Dias; Wesley, Geninho, Willian Rocha e Ernandes; Lincoln, Wilker e Ralph; Gabryel Martins, Vinícius Alves e Ciel. Técnico: Copertino
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: sábado, 16
Horário: 16h40min (horário de Brasília)
Árbitro: Joanilson Scarella
Assistentes: Nailton Júnior de Sousa Oliveira e José Moracy de Sousa e Silva
VAR: Magno Cordeiro
Transmissão: Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, Youtube e Facebook O POVO, TV Verdes Mares, Goat (Youtube), TV Ceará e FCF TV Internacional