Figuras ligadas aos principais candidatos ao governo do Ceará analisam índices de pesquisa Ipespe

O deputado Acrísio Sena (PT), o deputado federal Heitor Freire (UB) e o Secretário Ferruccio Feitosa participaram do Debates do Povo nesta quinta, 4

Figuras ligadas aos principais candidatos ao governo do Ceará, Elmano Freitas (PT), Capitão Wagner (União Brasil) e Roberto Cláudio (PDT) analisaram os números da pesquisa Ipesp, contratada pelo O POVO e divulgada nesta quinta-feira, 4, com os índices para intenções de votos dos cearenses para governo. O deputado Acrísio Sena (PT), o deputado federal Heitor Freire (UB) e o titular da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) Ferruccio Feitosa, participaram do programa Debates do Povo nesta quinta e analisaram o percentual de seus respectivos candidatos.

Com Wagner liderando a disputa, Heitor Freire iniciou a análise da pesquisa objetivo e otimista. “Já saímos com 46%, com 44%, essa agora 38%, ou seja, uma média de 40%, quase eleito no primeiro turno”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para ele, o cenário se inicia “bem confortável''. “Agora, é continuar uma campanha sem agressão, sem ofensas pessoais, apresentando planos e propostas, que eu acho que o povo já cansou de agressões, e agora o que vai diferenciar os candidatos vão ser as suas propostas”.

Acrísio Sena, pontua o fato de Elmano Freitas já ingressar com dois dígitos na pesquisa, mesmo estando apenas com duas semanas da convenção do partido que oficializou o petista como candidato. “Isso não é comum. Não é normal para quem acompanha os debates sucessórios do estado do Ceará desde 2006. E em contrapartida com dois candidatos que já estão há quase três anos e meio com os nomes expostos”, afirmou.

Segundo ele, essa pesquisa ainda é um reflexo de um primeiro momento, mas ela é carregada de uma simbologia muito forte. “Praticamente nós vamos chegar nesse processo eleitoral com um equilíbrio de forças muito grande, não arriscaria essa história de ganhar no primeiro turno, uma eleição que nós teremos dois turnos e bem perfilados três candidatos que não vai ser possível deixar de mencionar”, diz.

No entendimento dele, Elmano estará com o ex-presidente Lula (PT), Roberto Cláudio com Ciro Gomes e Capitão Wagner com o presidente Jair Bolsonaro. “Então, independente da nossa vontade, o eleitor vai trazer um pouco desse reflexo, desse panorama nacional das candidaturas presidenciais também aqui para a do Ceará”, acredita.

O secretário Ferruccio Feitosa, por sua vez, diz que essa pesquisa nos dá alguns nortes. No entanto, ele pontua: “Ainda nem começamos o jogo. Na verdade ainda está nesse período de convenções”, diz.

Segundo ele, na campanha do PDT, eles irão mostrar “todo potencial, toda a competência do nosso candidato Roberto Cláudio que inclusive, quando foi prefeito de Fortaleza cumpriu 100% das promessas de campanha. Ele foi além das promessas de campanha. Foi o único prefeito no Brasil que cumpriu 100% das suas promessas”, disse.

Ele diz ainda não ter dúvida de que vão fazer uma campanha de “altíssimo nível” e “para cada ataque que a gente receber com certeza pode ter a certeza que nós vamos rebater com uma proposta de desenvolvimento e de melhor qualidade de vida para os nossos irmãos cearenses”.

A pesquisa Ipespe mostra o candidato da oposição Capitão Wagner (União Brasil) liderando a disputa com 38% das intenções de voto. Ele é seguido pelo ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), que tem 28%, e pelo petista Elmano Freitas (PT), com 13%. Os números se referem à pesquisa estimulada, quando o entrevistador oferece opções.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pesquisa ipespe ceará capitão wagner Elmano Freitas Roberto Cláudio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar