Capitão Wagner e Elmano repercutem resultado da pesquisa Ipespe

Pesquisa Ipespe divulgada pelo O POVO mostrou o deputado na liderança

Os candidatos ao Governo do Ceará, Capitão Wagner (UB) Elmano Freitas (PT), repercutiram o resultado da pesquisa do Ipespe divulgada nesta quinta-feira, 4. Liderando o cenário com 38% das intenções de voto, o deputado federal disse que os números que realmente lhe interessam são os do dia 2 de outubro, data que marca o primeiro turno das eleições de 2022. O petista, por sua vez, considerou o resultado do levantamento "positivo". 

“Nada contra medir as intenções de voto, mas a gente tem visto o que tem acontecido nas últimas eleições: uma discrepância enorme entre os números dos institutos e o resultado das urnas. Basta lembrar de 2020, da nossa campanha para prefeito, então, mesmo estando bem em todos os institutos, prefiro focar no nosso trabalho, seguir ouvindo as pessoas e mostrando que nós somos a verdadeira mudança”, disse o parlamentar em vídeo enviado ao O POVO.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Wagner é seguido pelo ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), que tem 28%, e pelo petista Elmano Freitas (PT), com 13%. Os números se referem à pesquisa estimulada, quando o entrevistado recebe as opções dos candidatos. A pesquisa mostra o cenário eleitoral do Estado após o racha entre o bloco formado PDT e PT.

"Precisamos analisar todas as pesquisas com muita cautela e atenção. Consideramos o resultado positivo para uma candidatura lançada há apenas uma semana. Porém os números indicam que temos muito a caminhar, a dialogar e a crescer. Faremos isso com muita humildade e determinação ao longo de toda a campanha, ao lado de Camilo, Lula e do nosso povo", afirmou o petista ao O POVO.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa do candidato Roberto Cláudio, durante a tarde desta quinta-feira, 4, solicitando a repercussão da pesquisa Ipespe. O questionamento, no entanto, não havia sido respondido até o fechamento desta matéria.

Mais cedo, no levantamento divulgado pelo Real Time Big Data, o deputado federal também aparecia em primeiro, com 35%, seguido pelo ex-prefeito RC, com 26%, e o petista, com 21%.

Pros troca Elmano por Wagner

O Capitão ganhou ainda um reforço na sua campanha em busca do Palácio da Abolição. Em nova reviravolta, o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) teve de recuar do apoio a Elmano Freitas (PT) e voltar à coalizão de Wagner. A mudança ocorreu após decisão do ministro Antônio Carlos Ferreira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que devolveu na noite desta quarta-feira, 3, a legenda ao comando nacional de Marcus Pestana, afastando, dessa forma, Eurípedes Chaves.

A troca, mais uma vez, repercutiu nos rumos da política cearense. A presidência do partido, que havia sido assumida por Otoni Lopes de Oliveira Neto, sobrinho do ex-senador Eunício Oliveira (MDB), voltou para Adilson Pinho. Consequentemente, o apoio da legenda foi devolvido para Wagner, conforme informou a assessoria do parlamentar por meio de nota.

Veja o resultado da pesquisa Ipespe (estimulada)

Capitão Wagner (UB): 38%
Roberto Cláudio (PDT): 28%
Elmano Freitas (PT): 13%
Adelita Monteiro (PSOL) 1%*
Zé Batista (PSTU): 1%
Serley Leal (UP): 0
Nenhum/Branco/Nulo: 11%
Não sabe/Não respondeu: 8%


* Adelita Monteiro (Psol), constava entre os nomes apresentados durante a realização do levantamento, mas anunciou a retirada da candidatura na última quarta-feira, 3. Chico Malta (PCB) constava na lista, mas não foi citado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

capitão wagner eleições 2022 eleições no ceará pesquisa ipespe pesquisa governo do ceará elmano freitas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar