Líder do PDT na Assembleia diz esperar apoio de Cid a RC após início da campanha

Deputado estadual Guilherme Landim afirma que senador Cid Gomes estaria se preparando para retornar às atividades políticas em apoio à candidatura de Roberto Cláudio ao Governo do Estado

Líder do PDT na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), o deputado estadual Guilherme Landim (PDT) diz esperar que o senador Cid Gomes (PDT) manifeste apoio ao candidato do partido ao Governo do Estado, Roberto Cláudio, assim que a campanha eleitoral iniciar, ou seja, a partir do dia 16 de agosto. Segundo ele, mesmo ausente do processo de escolha da candidatura pedetista ao Abolição, Cid não se afastou completamente das decisões partidárias.

“O senador Cid Gomes foi quem ajudou a montar a nominata de candidatos a deputado estadual e federal que vão concorrer nas eleições deste ano. Ele arregimentou, organizou o partido para enfrentar essa disputa”, afirmou Landim. De acordo com o parlamentar, há indicativos internos de que Cid estaria se preparando para retornar à arena eleitoral em apoio às candidaturas de Roberto Cláudio ao Governo e do irmão Ciro Gomes (PDT) para à Presidência da República.

“Tivemos algumas sinalizações de que ele [Cid] voltará sim ao processo e que em breve estará junto com a gente. Esperamos que isso aconteça, de fato, logo no início da campanha eleitoral”, projetou o líder pedetista. Para Landim, Cid é o "principal responsável pelo projeto que vem transformando o Ceará há 16 anos”.

O senador se mantém silente sobre o processo eleitoral do Ceará desde o fim da aliança entre PT e PDT, consolidado após os pedetistas definirem o nome de Roberto Cláudio para a disputa ao Governo do Estado, preterindo a governadora Izolda Cela, que pleiteava a reeleição.

De acordo com o deputado estadual Osmar Baquit (PDT), “pouquíssimas pessoas falaram com Cid” desde o rompimento entre PT e PDT, o que dificulta saber como o senador pretende se posicionar nas eleições deste ano. “Que eu saiba, ele só chegou a se reunir com Izolda, Ivo, Camilo, Ciro e Júlio Ventura. Não ouço nenhuma declaração dele sobre política há muito tempo”, ressaltou.

“Versões existem de todos os lados. Uns dizem que ele está afastado, mas que viria para a campanha do Roberto. Outros dizem que ele não vem porque, na realidade, queria a Izolda. Eu não sei qual a versão correta, porque não estive com ele. Pelo que está colocado, eu acho que ele não ficou satisfeito da maneira como tudo foi feito”, acrescenta Baquit, em referência às articulações internas que resultaram na escolha de Roberto Cláudio como o candidato ao Governo do partido.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ivo: apoio de Cid a RC' "não existe"

Nesta quarta-feira, em texto publicado nas redes sociais, o prefeito de Sobral Ivo Gomes (PDT) descartou a possibilidade de Cid Gomes apoiar Roberto Cláudio na disputa pelo Palácio da Abolição. Segundo Ivo, Cid foi ignorado pelo PDT na escolha do candidato e "agora quer enganar os entrevistados de pesquisa exigindo na Justiça a menção de um apoio do mesmo Cid a RC, apoio esse que simplesmente não existe".

Ivo fez referência a uma ação do PDT contra pesquisa encomendada pela Record TV que liga o nome de RC a Ciro. O partido argumenta que é ilícito atrelar os nomes do candidatos ao Governo do Ceará a presidenciáveis e cobra que o levantamento questione ao eleitor o peso do apoio de Cid Gomes a Roberto Cláudio. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

guilherme landim cid gomes apoio cid gomes guilherme landim líder campanhe eleitoral ceará roberto cláudio e cid gomes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar