Lupi visita bancada do PDT na Câmara, tenta mediar crise PT-PDT e pede apoio a Ciro

O dirigente partidário defendeu a continuidade da aliança PT-PDT no Ceará, tensionada nas últimas semanas diante da divisão entre integrantes do bloco em torno de duas pré-candidadaturas ao governo estadual

O presidente nacional do PT, Carlos Lupi, esteve, nesta terça-feira, 14, em visita à bancada pedetista na Câmara Municipal de Fortaleza. O dirigente partidário desembarcou na capital para participar do Congresso Regional do PDT, que acontece nesta quarta-feira, 15, com a presença do pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT), e demais líderes do PDT pelo Nordeste.

Segundo vereadores presentes ao encontro, Lupi dialogou com a bancada de parlamentares no sentido de costurar apoio das lideranças partidárias em torno da candidatura de Ciro ao Planalto. "A gente fez um almoço muito bacana e conversamos muito sobre as estratégias que nós iremos tocar daqui pra frente pra poder apoiar mais e mais o nosso presidenciável, o nosso Ciro Gomes, uma vez que Ciro tem se destacado bastante como essa terceira via para presidência do Brasil", disse a vereadora Ana Paula (PDT).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O presidente nacional do PDT também discutiu o projeto de sucessão para Governo do Ceará que envolve as pré-candidaturas já postas pelo partido no estado. De acordo com a vereadora, o diálogo serviu de ponto de partida para se discutir o desafio de manter "o projeto de desenvolvimento do PDT". Um dos temas, segundo a pedetista, foi a estratégia de "manter pessoas responsáveis e sérias na condução do Governo do Estado".

Debater amplamente o cenário de alianças locais do PDT com os demais partidos que compõem o bloco governista foi o grande tema do debate, afirmou o vereador Lúcio Bruno. O encontro acontece no momento em que pedetistas vivenciam um tensionamento em sua aliança com o PT.

A questão envolve a divisão entre integrantes do bloco em torno de duas das quatro pré-candidaturas ao governo estadual, a do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e a da governadora Izolda Cela, defendida por petistas. Em maio, Lupi defendeu em entrevista que possui preferência por RC na disputa pelo Palácio da Abolição. Ao mesmo tempo, o pedetista admitiu que vai aceitar a decisão do partido, seja ela qual for. 

"Discutimos um pouco sobre a questão do cenário local e a ideia do presidente é a mesma de todo grupo aqui do Ceará, é manter a aliança com o PT, com todos os partidos aliados da base. A ideia é a gente se atualizar um pouco sobre o que está acontecendo no país, na política, no cenário nacional e discutir a pré-candidatura a presidente do Ciro", afirmou Bruno.

Logo depois, o parlamentar completou: "A ideia de modo geral aqui no estado do Ceará é realmente fazer esforço pra manter aliança da coligação que foi formada na candidatura do Camilo e a gente continuar com essa mesma aliança aqui inclusive com o PT".

Nesta quarta, Lupi estará no seminário “O PDT sabe fazer”, com a presença de Ciro Gomes (PDT) e demais lideranças do PDT do Nordeste, no Hotel Mareiro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar