Para tentar impulsionar pré-candidatura, Ciro faz evento em Fortaleza reunindo aliados do Nordeste

O encontro acontece no momento em que o presidenciável não consegue deslanchar nas pesquisas e sofre pressões para abandonar disputa

O PDT no Ceará realiza nesta quarta-feira, 15, em Fortaleza, o seminário “O PDT sabe fazer”, com a presença do ex-ministro e presidenciável Ciro Gomes (PDT) e demais lideranças da sigla em todo o Nordeste. O evento acontece de 9h30min às 17h, no Hotel Mareiro.

Estarão presentes os pré-candidatos do PDT da disputa ao governo estadual deste ano, entre eles Izolda Cela (governadora do Ceará) e Roberto Cláudio (ex-prefeito de Fortaleza), além de deputados estaduais e federais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e pré-candidatos à deputado federal e estadual. O prefeito José Sarto e o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, também já estão com presença confirmada. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O encontro acontece no momento em que Ciro se encontra distante dos 20% nas pesquisas profetizados por Lupi em 2021. Apesar de ainda manter amplo apoio na bancada do partido na Câmara, o ex-ministro  encontra-se estagnado nas pesquisas no mesmo momento em que sofre pressão dos que defendem voto útil no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para derrotar Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno.

Dados da Pesquisa FSB/BTG divulgada nesta segunda-feira, 13, mostram que o primeiro lugar está com Lula, que registra 44%, contra 32% de Jair Bolsonaro (PL). Na terceira posição está Ciro, com 9%. 

Mesmo com a saída do ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) e do governador de São Paulo João Doria (PSDB), o cenário para o presidenciável do PDT permaneceu praticamente inalterado em relação a levantamentos anteriores. 

No dia 30 de maio, o pré-candidato à Presidência foi convidado especial do lançamento da Escola do Parlamento, vinculada à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). O momento simbolizou uma busca maior de Ciro por apoio de sua base eleitoral no Ceará, estado onde a influência de Lula é forte. 

A campanha do ex-ministro enfrenta ainda alguns obstáculos. Até o momento, além de ainda não definir um nome para vice de sua chapa, o pedetista não conseguiu se viabilizar como um candidato de terceira via. A questão vai além devido à dificuldade em fechar alianças nos estados, por exemplo, com o PSB, legenda aliada de Lula que tem Geraldo Alckmin como vice. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar