Anitta rebate críticas sobre constelação familiar; entenda a prática
Tatuagem de Anitta sobre constelação familiar gerou críticas. Cantora salientou importância da prática na vida dela. Saiba o que é método de Bert Hellinger
A cantora Anitta, de 31 anos, divulgou para fãs e seguidores no Instagram sua nova tatuagem. Segundo a carioca, representa a importância da constelação familiar, uma prática na vida dela para resolução de conflitos. Anitta usou o Instagram nesse sábado, 6, para rebater críticas de internautas.
A tatuagem é formada pela silhueta de três pessoas — a do meio tem um coração vermelho no centro — e um semicírculo de estrelas embaixo, conforme imagem publicada pela cantora na sexta, 5.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Yoga Massagem Ayurvédica: prática pode ajudar no tratamento da insônia; CONHEÇA
“Nesse símbolo, como se fosse uma árvore genealógica, sou eu no meio, o bonequinho com o coraçãozinho que significa que eu tenho sempre a força do amor dentro de mim”, explicou Anitta.
“E aí de um lado fica o pai, de outro lado a mãe e as estrelinhas significam a constelação familiar, os outros integrantes da minha família”, complementou.
Segundo levantamento da Agência Pública publicado em outubro de 2023, o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou mais de 24,2 mil sessões de constelação familiar desde 2018. Apesar de disponível no SUS, a prática não é recomendada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Leia mais
O que é constelação familiar?
A constelação familiar é um método criado pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger (1925–2019) para auxiliar na resolução de conflitos interpessoais, especialmente familiares, entre casais ou pais e filhos.
Nas sessões de constelação, sejam elas individuais ou em grupo, os participantes recriam cenas que despertam sentimentos. Há um profissional à frente da sessão, um “constelador”. Os pacientes interagem entre si ou com objetos do espaço para reproduzir as memórias.
Conforme o site oficial de Hellinger, nas constelações familiares “nossas crenças ocultas vêm à tona, podem ser questionadas, liberadas e reescritas”.
As três leis do amor de Hellinger
Hellinger tem como base três “leis do amor” em seus estudos sobre constelação familiar. A primeira, lei do pertencimento, destaca que todos os integrantes de uma família devem pertencer ao grupo, mesmo mortos ou afastados.
Já a segunda lei, da ordem ou hierarquia, enfatiza o reconhecimento de posições tradicionais dos membros familiares. Na visão do psicoterapeuta, por exemplo, filhos devem ser gratos pelos pais terem os dado vida.
A terceira e última lei propõe que os familiares devem estar equilibrados para haver harmonia. As três “leis do amor” são criticadas pelo CFP por reforçar estruturas patriarcais de família, atenuar a presença das mulheres e naturalizar as desigualdades de gênero.
Anitta rebate críticas sobre tatuagem
A constelação familiar não tem respaldos científicos e é criticada por especialistas em Psicologia. Em resposta aos comentários contrários de seguidores sobre sua tatuagem, Anitta salientou que a prática funciona para ela e não estava “mandando ninguém ir fazer constelação”.
“Gente, eu vi muita gente falando que estou sendo enganada por charlatões (sic). Estou contando que faço e que, para mim, funciona muito e me faz muito bem. Eu, particularmente, senti muita diferença na minha vida”, pontuou.
“Da outra vez que fiz vários shows pela Europa, eu não estava nada bem. Fiquei super mal mentalmente, fisicamente, e dessa vez está sendo muito diferente porque estou fazendo todos esses movimentos. Tanto o kundalini Kundalini tem origem no sânscrito e significa "serpente enrolada". É uma suposta energia espiritual adormecida na base da coluna vertebral humana, isto é, o chackra básico. Também se trata de um tratamento energético. quanto a constelação, é uma escolha de cada um de nós”, acrescentou.
“Estou em uma plenitude desde que tenho feito esses movimentos e sou muito agradecida. Em paz, tranquila, coisa que antes não rolava. Eu não estou mandando fazer constelação familiar, estou explicando aos meus fãs a minha tatuagem, que é uma árvore genealógica”, concluiu a funkeira.
Por que a constelação familiar é criticada?
Conforme nota técnica do Conselho Federal de Psicologia divulgada em março de 2023, a prática de constelação familiar:
- Tem “inconsistência científica e epistemológica”, por isso é “incompatível com o exercício da Psicologia”;
- “Adota uma concepção de casal e família de bases patriarcais, calcada na heterossexualidade compulsória, que tende a naturalizar a desigualdade de gênero em relações conjugais e familiares”, a partir das leis do amor;
- Atribui “poder desigual ao marido/pai em relação aos demais membros da família, com naturalização dessa hierarquia”;
- “Tem potencial para fazer emergir conflitos de ordem emocional e psicológica tanto individuais quanto familiares, de modo que pode desencadear ou agravar estados emocionais de sofrimento ou de desorganização psíquica”;
- Não oferece suporte psicológico e/ou psiquiátrico nas sessões.