Participamos do

Zezé Motta lembra racismo retratado em novela: "Casal não foi aceito"

Atriz compartilhou no Instagram memórias da novela "Corpo a Corpo" em homenagem a Gilberto Braga, que faleceu no último dia 26
11:44 | Out. 29, 2021
Autor João Gabriel Tréz
Foto do autor
João Gabriel Tréz Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em homenagem ao amigo Gilberto Braga, autor de novelas falecido na terça, 26, a atriz Zezé Motta compartilhou com seguidores no Instagram memórias sobre a novela "Corpo a Corpo", marcada por discussões sobre racismo e reações contrárias do público à época.

Na trama, Zezé interpretou Sônia, uma das protagonistas, que vivia um romance interracial com Cláudio, vivido por Marcos Paulo. Em uma primeira postagem, a atriz de 77 anos homenageou o novelista, a quem agradeceu por ter presentado com "o papel que marcou a minha história na TV Brasileira".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Graças a você pude viver a Sônia em 'Corpo a Corpo', personagem que é lembrada até hoje. Foi um divisor de águas. Em 1984, graças a você falamos de racismo em horário nobre", reconheceu a artista.

A homenagem se estendeu em outra postagem, feita pela equipe de Zezé, que compartilhou fotos da época com Marcos Paulo e Ruth de Souza, veterana que viveu na trama Jurema, mãe de Sônia. Em "Corpo a Corpo", a personagem era uma jovem arquiteta de classe média que começa a namorar Cláudio, herdeiro de uma família rica.

"Na trama, a família do Cláudio era contra a Sônia. Principalmente o pai dele, que era interpretado pelo Hugo Carvana, e era uma coisa assim sem pudor", contextualiza o texto do post. O racismo da ficção se estendeu, infelizmente, para a vida real.

"O racismo foi discutido, falado e mais que comprovado. A ideia de Gilberto era exatamente essa! Adivinhem só, o casal não foi aceito pelo público", segue a postagem. "Um das pessoas dizia que Marcos deveria estar sem dinheiro para aceitar beijar uma negra (Zezé) na trama. O saudoso Marcos Paulo chegou a receber recados mal-educados de fãs em sua secretária eletrônica", detalha o texto.

Nos comentários, fãs ressaltaram a atualidade da discussão da trama. "A realidade de 1984 é a realidade de 2021 ainda! Forte isso", escreveu uma seguidora.

Confira post:

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente