Participamos do

Ana Maria Braga ensina fios de ovos; veja a receita

Hoje, 8 de dezembro (8/12) Ana Maria Braga ensinou a receita com gemas, água e açúcar. Confira o passo a passo
10:25 | Dez. 08, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nesta terça-feira, 8 de dezembro (8/12), a receita da Ana Maria Braga foi fios de ovos. A receita é parecida com uma passada ensinada pela apresentadora, rocambole de fios de ovos. O programa Mais Você está apresentando uma série de receitas tradicionais de Natal; confira o passo a passo.

Ingredientes

1 litro de água
1kg de açúcar
36 gemas passadas pela peneira
Água suficiente para afinar a calda

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Modo de preparo

Em um tacho ou panela funda com 1 litro de água, dissolva o quilo de açúcar e misture bem. Leve ao fogo médio, sem mexer, até obter uma calda em ponto de pérola ou fio médio, mais ou menos 10 minutos.

Mantenha a calda fervendo, com bolhas médias. Então, aos poucos coloque as gemas passadas pela peneira numa caneca própria para fazer fios de ovos. enquanto a superfície da calda estiver com bolhas médias, vá despejando as gemas pelos furos da caneca sobre esta calda que está no tacho.

Despeje as gemas em fio contínuo fazendo movimentos circulares grandes umas 4 vezes e pare. Então deixe a caneca dentro de uma jarra onde estão as gemas. Uma dica: enquanto estiver fazendo os movimentos circulares, não deixe que as gemas pinguem pelos furos da caneca, pois se isso acontecer, os fios ficarão curtos.

Deixe os fios cozinharem na calda por pelo menos 1 minuto e, com uma escumadeira, vá juntando os fios de ovos no centro do tacho, retire-os e coloque-os numa peneira grande para esfriar.

Conforme o cozinhamento dos fios, a calda vai ficando mais grossa. Despeje meia xícara de chá de água para que a calda afine. Conforme a calda for ficando grossa, despeje mais meia xícara de chá de água. Faça isso quantas vezes forem necessárias para diluir a calda enquanto estiver fazendo os fios.

Coloque os fios de ovos em uma peneira e com as mãos salpique pingos de água nos fios para que eles não fiquem açucarados. Vá soltando-os com os dedos. Importante: não passe os fios diretamente na água, pois eles perdem a cor e o brilho. Guarde os fios dentro de um recipiente coberto na geladeira.

Mais Você aos domingos

O Mais Você, por ora, não ganhou espaço nas manhãs de domingo na Globo. O programa teria reportagens e culinária, com  estreia prevista para o último dia 29 de novembro, a partir das 9 horas. A suposta reformulação veio após a morte do intérprete do personagem Louro José, Tom Veiga. A morte do personagem completou um mês hoje, 1º de dezembro.

O ator deu vida ao papagaio por mais de 20 anos e ficou famoso por apresentar o programa junto de Ana. No início de novembro, foi encontrado morto em seu apartamento no Rio de Janeiro, após sofrer um AVC.

+ Louro azul: Ana Maria Braga nega substituição de Louro José no "Mais Você"

Confira outras receitas da Ana Maria Braga:

>> Mais Você (07/12): Ana Maria Braga ensina frango com arroz aromático; veja a receita
>> Mais Você (04/12): Ana Maria Braga ensina mil folhas de bacalhau; veja a receita

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar