Participamos do

Ana Maria Braga ensina mil-folhas de bacalhau; veja a receita

Hoje, 4 de dezembro (4/12) Ana Maria Braga ensinou a receita de folheada de chips de batatas. Confira o passo a passo
10:56 | Dez. 04, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Hoje, 4 de dezembro, sexta-feira, (4/12) a receita da Ana Maria Braga hoje foi mil-folhas de bacalhau. O folheado é feito com chips de batatas fininhas e recheadas com o peixe, tradicional em comemorações de fim de ano. O programa Mais Você está apresentando uma série de receitas tradicionais de Natal; confira o passo a passo.

Ingredientes

2 colheres de sopa ou 30g de manteiga
1 colher de sopa ou 3 dentes de alho picado
Meia xícara de chá ou 70 g de cebola picada
3 colheres de sopa ou 30 g de pimentão vermelho sem sementes picadinho
2 xícaras de chá ou 300 g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
Meia xícara de chá ou 125 g de requeijão cremoso
Sal, pimenta-do-reino moída e salsinha picada a gosto
1 quilo de batatas descascadas e cortadas em rodelas finas, temperadas com sal, pimenta do reino e páprica doce a gosto
2 colheres de sopa de manteiga em cubos
1 e meia colher de sopa ou 5 g de amido de milho
1 e meia xícara de chá ou 360 ml de leite

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Modo de preparo

Numa panela em fogo médio coloque as colheres de sopa de manteiga, a colher de sopa de alho picado, a meia xícara de chá de cebola picada e as colheres de sopa de pimentão vermelho sem sementes picadinho. Refogue por mais ou menos 3 minutos.;

Depois, junte as xícaras de chá de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado. Misture bem e, em seguida, acrescente a colher e meia de sopa de amido de milho. Aos poucos, adicione a xícara e meia de leite. Mexa sempre até engrossar.

Apague o fogo e incorpore a meia xícara de chá de requeijão cremoso, sal, pimenta-do-reino moída e salsinha picada a gosto. Em uma forma redonda de fundo falso com 24 centímetros de diâmetro - untada com manteiga - disponha um terço das rodelas de batata temperadas, arrumando a camada para ficar lisa e uniforme.

Então derrame a metade do creme de bacalhau sobre as batatas, arrume mais um terço das rodelas de batata temperadas. Sobre esta camada, coloque a outra metade do creme de bacalhau e termine a última camada com o restante das rodelas de batata temperadas.

Cubra a forma com papel alumínio e leve para assar em forno alto pré-aquecido a 220º por cerca de 45min.

Retire a forma do forno, descarte o papel alumínio e distribua 2 colheres de sopa de manteiga em cubos sobre a torta. Leve-a para o forno a 220º novamente por mais 30 minutos ou até dourar. Retire do forno, deixe amornar, desenforme e sirva em seguida. A dica é usar cebola e pimentão vermelho refogados no azeite, azeitona preta e salsinha.

Entretanto, o Mais Você por ora, não ganhou espaço nas manhãs de domingo na Globo. O programa teria reportagens e culinária, com  estreia prevista para o último dia 29 de novembro, a partir das 9 horas. A suposta reformulação veio após a morte do intérprete do personagem Louro José, Tom Veiga. A morte do personagem completou um mês hoje, 1º de dezembro.

O ator deu vida ao papagaio por mais de 20 anos e ficou famoso por apresentar o programa junto de Ana. No início de novembro, foi encontrado morto em seu apartamento no Rio de Janeiro, após sofrer um AVC.

+ Louro azul: Ana Maria Braga nega substituição de Louro José no "Mais Você"

Confira outras receitas da Ana Maria Braga:

>>
Mais Você (01/12): Ana Maria Braga ensina rocambole de peru natalino; veja a receita
>> Mais Você (30/11): Ana Maria Braga ensina rabanada de panetone; veja a receita

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar