PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Ana Maria Braga ensina a fazer pão de cenoura no vapor; veja a receita

A receita de hoje (20/11) da Ana Maria Braga, apresentado no Mais Você, foi um delicioso pão de cenoura no vapor. Confira o passo a passo.

09:57 | 20/11/2020
Confira a deliciosa receita feita pela Ana Maria no Mais Você (Foto: Reprodução/Tv Globo)
Confira a deliciosa receita feita pela Ana Maria no Mais Você (Foto: Reprodução/Tv Globo)

Hoje, 20 de novembro, (20/11) a receita do Mais Você foi pão de cenoura no vapor. A massa é feita a partir da hortaliça e combina tanto com recheios salgados quando doces. A receita foi reprisada de outra edição. Confira o passo a passo.

Ingredientes

500 ml de água (2 xícaras de chá + 1 colher de sopa)

100 ml de leite (1/3 xícara de chá + 1 colher de sopa)

50 g de cenoura sem casca picada (1/3 xícara de chá)

7 g de fermento biológico fresco (½ tablete)

½ colher (sopa) de açúcar (10 g)

25 g de manteiga sem sal (1 colher sopa + 2 colheres de chá)

1 ovo

5 g de sal (1 colher de chá)

270 g de farinha de trigo (2 xícaras de chá)

OPÇÕES DE RECHEIO: frango cremoso, chocolate meio amargo ou chocolate ao leite

Modo de preparo

Unte 1 folha de papel alumínio (45 cm x 60 cm) e reserve.

Em uma panela grande (28 cm de diâmetro x 12 cm de altura) coloque um prato de sobremesa, com o fundo virado para baixo, despeje 500 ml de água ou até que a água não ultrapasse a borda do prato. Sobre o prato coloque uma forma redonda (27,5 cm de diâmetro) coloque a folha de papel alumínio untada, forrando a lateral da panela e fundo e reserve.

 No liquidificador coloque 100 ml de leite, 50 g de cenoura sem casca picada e bata por 2 minutos. Passe por um pano limpo e descarte o que ficar no pano. Reserve este leite de cenoura.

 Coloque em uma tigela 7 g de fermento biológico fresco, ½ colher (sopa) de açúcar e mexa com uma colher de pau. Junte 25 g de manteiga sem sal, o leite de cenoura, 1 ovo, 5 g de sal e mexa bem. Acrescente 270 g de farinha de trigo e misture. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove por 5 minutos ou até desgrudar das mãos. Volte a massa para a tigela e deixe descansar por 40 minutos coberta com pano seco.

 Depois de 40 minutos, pegue porções de 20 g da massa e abra nas mãos. Recheie com 10 g do recheio de sua preferência e feche em formato de bolinha. Distribua as bolinhas na panela com água e forrada com papel alumínio, tampe a panela com a tampa forrada com um pano (para que o vapor não caia em cima do pão) e deixe descansar por 40 minutos ou até dobrar de volume.

 Depois dos 40 minutos, leve ao fogo baixo com a panela ainda tampada e forrada e cozinhe os pães por 20 minutos. Apague o fogo, retire os pães da panela com cuidado e coloque em um prato. Sirva em seguida.

 DICA: Se preferir pode fazer os pães com 30 g de massa e sem recheio. Após o cozimento, corte cada pão ao meio e recheie com o que preferir.

A novidade é que o Mais Você também ganhará espaço nas manhãs de domingo na Globo. O programa terá reportagens e culinária e tem estreia prevista para o próximo dia 29 de novembro, a partir das 9 horas. A reformulação vem após a morte do intérprete do personagem Louro José, Tom Veiga.

O ator deu vida ao papagaio por mais de 20 anos e ficou famoso por apresentar o programa junto de Ana. No início de novembro, foi encontrado morto em seu apartamento no Rio de Janeiro, após sofrer um AVC.

 

Confira outras receitas da Ana Maria Braga:

>> Mais Você (18/11): Ana Maria Braga não apresentou receita;
>> Mais Você (17/11): Ana Maria Braga ensina bolo molhadinho de chocolate; veja a receita
>>Mais Você (16/11): Ana Maria Braga ensina pacotinho de lasanha; veja a receita
>>
Mais Você (11/11): Ana Maria Braga ensina carne à grega; veja a receita