Testes rápidos de Covid confirmam 243 casos a cada dia de junho no Ceará

Dados da Abrafarma chamam também atenção para o aumento na positividade dos exames. Neste mês, cerca um a cada quatro testes tem resultado positivo

A busca por testes rápidos feitos em farmácias para detectar o coronavírus vem aumentando nos últimos três meses no Ceará. Segundo a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), em abril foram realizados 6.414 testes em todo o Estado. Somente nos primeiros 12 dias de junho, já são 11.548 exames, sendo 2.917 positivos – uma média de 243 confirmações da doença por dia. 

Os dados chamam também atenção para o aumento na positividade dos testes. Em abril, cerca de um a cada 25 exames detectaram o vírus causador da Covid-19. Neste mês, a taxa chega, até o momento, a um em cada quatro. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao longo de 2022, tanto o número de testes quanto a positividade apresentaram um pico em janeiro. Desde então, observou-se uma queda drástica. Foram 142.161 exames no primeiro mês do ano, seguidos de 14.888 em fevereiro, 9.888 em março e 6.414 em abril. Já a positividade variou de 46,64% para 3,8%. 

Desde então, os números voltaram a subir. Em maio, foram realizados 9.170 testes rápidos nas farmácias do Ceará, e a positividade foi de 9,8%. Já neste mês de junho, até o último dia 12, foram 11.548 exames, com os positivos chegando a 25,26%

 

Fortaleza tem tendência de "elevação rápida"

O cenário epidemiológico atual de Fortaleza pode ser considerado como de "circulação viral moderada" do coronavírus, com tendência de "elevação rápida" na transmissão de Covid-19, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde (SMS)  A pasta indica que esse comportamento pode indicar introdução e dominância de “novas” subvariantes da Ômicron (BA.4 e BA.5).

O mapa de calor dos casos da doença em 2022 se caracteriza especialmente pela formação de um aglomerado de alta intensidade nos bairros de alto IDH, partindo do Meireles e expandindo-se ao sul para os bairros Aldeota, Dionísio Torres, Joaquim Távora e Fátima, e a leste para os bairros Papicu, Cidade 2.000 e Cocó. A SMS lembra que essas populações têm maior acesso aos testes diagnósticos da infecção.(Colaborou Leonardo Maia)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

covid-19 ceará teste rápido covid teste farmacia covid casos covid ceará coronavírus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar