Covid-19: Fortaleza registra alta procura por 4ª dose em drive thru

Liberação do reforço vacinal contra a Covid-19 para pessoas com 40 anos em diante foi anunciado nessa segunda-feira, 20, pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa)

A procura pela quarta dose (D4) da vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 40 anos em diante no drive thru do Centro de Eventos de Fortaleza foi considerada alta na tarde desta terça-feira, 21. A liberação do reforço vacinal para este público na Capital foi anunciada nessa segunda-feira, 20, pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Pessoas com 50 anos em diante estão liberadas para receber a quarta dose do imunizante desde o início deste mês. No Centro de Eventos, os carros formaram longas filas no drive thru nessa terça, 21, com pessoas em busca de vacinação contra a doença. Além dos que procuravam pela D4, adolescentes e jovens também compareceram ao local para tomar a terceira dose (D3).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com dados da Prefeitura de Fortaleza, 186.285 pessoas da Capital receberam a quarta dose do imunizante até domingo, 19. Além do Centro de Eventos, o reforço vacinal também está sendo ofertado nos Shoppings Central, Iguatemi, Rio Mar Fortaleza e Rio Mar Kennedy, além do Sesi Parangaba e de postos de saúde que possuem sala de vacinação contra a Covid-19.

Importância de reforçar o esquema vacinal

Francisco Cleiton Freitas, de 48 anos, foi um dos que buscou pela quarta dose do imunizante no Centro de Eventos logo no primeiro dia após liberação para pessoas com 40 anos em diante. Com o aumento de casos de Covid-19 em alguns estados do País, incluindo o Ceará, ele considera importante reforçar o esquema vacinal contra a doença, uma vez que, segundo ele, "vacinas salvam muitas vidas".

LEIA MAIS | Covid-19 Fortaleza: média móvel de casos é 60% maior do que há uma semana

Com 43 anos, Luciana Barroso também procurou reforçar o esquema vacinal com a quarta dose no drive thru do Centro de Eventos nesta terça, 21. "Se tiverem dez doses, eu tomarei as dez. O importante é que a gente se proteja e se resguarde, tanto a nós mesmo quanto aos outros. Eu estava esperando a liberação para pessoas a partir de 40 anos", pontua. 

Carlos Freire, de 41 anos, também tomou a quarta dose do imunizante no mesmo local logo após a liberação da nova faixa etária pela Sesa. "Desde a primeira dose, quando chegava a minha vez, eu sempre tomei nas datas certas. Abriu hoje para 40 anos e eu já estou aqui. A vacinação é muito importante tanto para a gente quanto para outras pessoas, para que acabe essa pandemia logo", explica. 

A quarta dose da vacina contra a Covid-19 no Estado foi liberada pela Sesa para pessoas com mais de 80 anos desde março deste ano. Em abril, a faixa etária foi ampliada para pessoas com 70 anos e idosos institucionalizados com 60 anos ou mais. Em maio, o reforço foi liberado para pessoas com mais de 60 anos. No início de junho, pessoas com mais de 50 começaram a receber a D4.

Conforme último balanço da Secretara Municipal da Saúde (SMS), realizado nesse domingo, 19, cerca de 618 mil pessoas não retornaram aos centros de vacinação para receber as doses de reforço. Destes, 451.178 adultos já alcançaram o prazo mínimo para receber a terceira dose e 166.807 já poderiam ter recebido a quarta dose, já que ultrapassaram os quatro meses da D3.

Reforço vacinal sem agendamento

A aplicação da quarta dose (D4) da vacina contra a Covid-19 na Capital ocorre sem a necessidade de agendamento prévio, na modalidade de livre demanda, nos locais que estiverem ofertando dos imunizantes, conforme a programação diária divulgada no portal da Prefeitura de Fortaleza.

Ao comparecer aos locais de vacinação da Capital, no entanto, é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de residência e cartão de vacinação contra a Covid-19, constando as doses tomadas anteriormente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

quarta dose covid-19 vacinação 4ª dose covid-19 vacinação covid-19 fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar