Positividade de testes de Covid-19 cai de 60% para 18% em Fortaleza

Nesta sexta-feira, 11, o governador Camilo Santana (PT) renovou o decreto de ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19, sem alterações em relação ao documento anterior

O cenário de tendência de queda dos casos de Covid-19 no Ceará confirmou-se, segundo informou o governador Camilo Santana (PT). A declaração foi feita em live para renovação do decreto de ações de enfrentamento à pandemia no Estado, que não teve alterações em relação ao documento anterior. De acordo com dados apresentados, no momento em que a positividade esteve mais alta, a cada 100 testes realizados na Capital, 60 tinham resultado positivo para a Covid-19. Atualmente, a cada 100, a doença é detectada em cerca de 18 casos.

"A noticia boa é que estamos em queda, neste momento do Ceará na pandemia. Na última live, estávamos praticamente estáveis, em uma tendência de queda, e isso se confirmou ao longo dessas últimas semanas epidemiológicas — que geralmente são 14 dias de observação", afirmou o governador.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além disso, segundo informações mostradas pelo secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, o atendimento por síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também vem diminuindo progressivamente.

Em gráfico que mostra a curva epidemiológica desde 2020, o titular da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) destacou que, no atual cenário, há menor proporção de óbitos causados pela Covid-19 em relação ao número de casos da doença — visivelmente maior do que em qualquer outro momento da pandemia.

"Nesse momento da terceira onda, nós temos uma proporção bem mais elevada de casos confirmados; no entanto, a quantidade de óbitos tem sido bem menor. Isso significa que as pessoas adquiriram imunidade. Adquirir imunidade significa pessoas vacinadas", afirma o secretário. Em seguida, Gadelha destacou a necessidade de a população buscar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

Camilo Santana também abordou o "papel decisivo" da vacinação contra a Covid-19 no atual momento da pandemia no Estado. "Ainda tem pessoas que resistem, diante de um discurso negacionista que ainda existe nesse País, e não tomaram a dose da vacina. Mas quero dizer a vocês que são dados científicos que mostram a importância da vacina para preservar a vida das pessoas", disse o governador.

"Portanto, quero aqui fazer sempre um apelo da importância de tomar as duas doses, e principalmente tomar a dose de reforço, que já está disponível para todos aqueles acima de 18 anos no estado do Ceará", complementa.

Em todo o Estado, cerca de 87,7% da população acima de 18 anos completou o esquema primário de vacinação — isso é, tomou duas doses da vacina ou recebeu o imunobiológico de dose única. Na dose de reforço, a cobertura é de aproximadamente 31,5% dessa parte da população cearense.

O decreto de enfrentamento à pandemia de Covid-19 anunciado nesta sexta-feira, 11, mantém as medidas adotadas no documento da semana passada. Na última sexta-feira, 4, Camilo Santana anunciou que não haverá ponto facultativo concedido por entidades e órgãos públicos durante o Carnaval. Outro aspecto do decreto renovado é que a capacidade de eventos festivos continua de 250 pessoas em ambientes fechados e 500 pessoas em ambientes abertos.

Além disso, o Estado recomendou que instituições de ensino, comércio, serviços e indústria funcionem normalmente. Na terça-feira, 8, circular divulgada pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) informou que os dias de folga devem ser mantidos neste ano, diferentemente do que ocorreu em 2021.

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) também vai suspender o funcionamento de suas unidades judiciárias e administrativas nos dias de Carnaval e na quarta-feira de Cinzas, nos dias 28 de fevereiro e 1º e 2 de março, respectivamente.

Na quarta-feira, 2, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste havia publicado boletim no qual apontou quatro medidas que os especialistas consideram importantes no atual cenário da pandemia e diante das "incertezas futuras existentes". Entre elas está o cancelamento dos feriados de Carnaval em 2022 por gestores de estados e municípios.

Atualizado em 11 de fevereiro de 2022, às 19h27min

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina covid decreto camilo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar