Ceará inicia vacinação infantil contra Covid-19 neste sábado, 15

Novo lote com vacinas da Pfizer, destinada ao público de 5 a 11 anos, chegou ao Estado nesta tarde

A vacinação infantil de crianças de 5 a 11 anos começa neste sábado, 15, no Ceará. O Governo do Estado recebeu na tarde desta sexta, 14, lote com 55.100 doses pediátricas da Pfizer.

Por meio de transmissão nas redes sociais, o governador Camilo Santana também atualizou decreto com medidas sanitárias contra a Covid-19. Dentre as novas regras, estão o uso obrigatório de máscara N95 ou similares para trabalhadores de farmácias, escolas e supermercados, bem como recomendação de adiamento das aulas por 15 para escolas com alunos até 11 anos, que plenajavam o retorno para esta segunda-feira, 17. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A vacinação deve começar já neste sábado, 15, em alguns municípios, incluindo Fortaleza. O Governo do Estado pretende distribuir as vacinas para todos os municípios em até 48 horas. O número de doses ofertadas para cada uma das cidades levará em conta a população de cada um desses municípios. 

Já a ordem da vacinação seguirá critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, levando em conta faixa etária e priorizando crianças que possuem comorbidades ou deficiências permanentes. Na próxima semana, existe a previsão da chegada de um novo lote, ainda sem dia especificado.

A vacina pediátrica será aplicada em duas doses, com um intervalo de, pelo menos, oito semanas. "Quem completar 12 anos entre a D1 e a D2 deve concluir o esquema vacinal com a dose pediátrica da Pfizer", informou o Governo do Estado. Conforme a Pfizer, a vacina é 90,7% eficaz para as crianças dessa faixa etária.

“A nossa intenção é vacinar o mais rápido possível. Mas a meta depende da adesão das pessoas”, afirmou o secretário da Saúde Marcos Gadelha na entrevista coletiva. “A nossa intenção é atingir (a marca de 100% das crianças vacinadas) o mais rápido possível. Para isso, a gente precisa fazer essa campanha de sensibilização, conversar — com os profissionais de saúde, com as secretarias de saúde, com os prefeitos — ações para que a gente faça com que as pessoas procurem os postos de vacinação e se vacinem”.

“É uma vacina segura, já comprovada, já aplicada em vários países do mundo inteiro", afirmou, por sua vez o governador Camilo Santana (PT). "É uma vacina específica para crianças, da Pfizer. Portanto, não há nenhum risco para as crianças, segundo todos os estudos, serem vacinadas”.

Cerca de 243 mil crianças foram cadastradas para a vacinação até o momento, conforme o Governo, de um total de cerca de 904 mil.

O governador Camilo Santana (PT) destacou, também durante a entrevista coletiva, que a maioria das contaminações atualmente ocorridas no Estado se dá pela variante ômicron, “muito mais transmissível e que se dissemina com muita mais rapidez”, conforme destacou. “Portanto, é fundamental que a gente também esse grupo etário possa estar vacinado o mais rápido possível”, disse Santana.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação infantil Ceará vacinação infantil Ceará vacina criança Pfizer vacina Ceará vacina coronavírus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar