Covid-19: 62,59% da população cearense completou o esquema vacinal contra a doença

A campanha de imunização vem ocorrendo para o público geral, de 18 a 59 anos, e demais grupos prioritários no Estado. Além disso, todos os municípios cearenses iniciaram a vacinação de adolescentes

Mais de 5,7 milhões de pessoas no Ceará completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 (duas doses de AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou dose única da Janssen). A quantidade equivale a 62,59% do total de 9,2 milhões de pessoas que residem no Estado. Quanto à população que recebeu a primeira dose (D1), são 6,7 milhões de pessoas, contabilizando 73% da população cearense. Já com a terceira dose (D3), são 463.703 pessoas que tiveram a imunização reforçada.

A campanha de vacinação contra Covid-19 no Ceará ultrapassou a marca de 12 milhões de doses de vacinas aplicadas. Ao todo, são 12.934.100 doses, conforme dados da plataforma Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), consolidadas às 17 horas dessa quarta-feira, 24. A vacinação contra a doença no Estado teve início no dia 18 de janeiro de 2021.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A plataforma da Sesa ainda mostra que, nas últimas 24 horas, quatro mil pessoas receberam a D1, 22 mil a D2 e seis mil a D3. As estimativas da quantidade populacional são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

LEIA MAIS | Vacinas da Pfizer e da AstraZeneca neutralizam variante Delta após 2ª dose

Em mais de dez meses da campanha de vacinação, o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, enviou de 16 milhões de vacinas ao Ceará, das quais 14,9 milhões foram distribuídas aos 184 municípios. A população vem sendo contemplada com doses das vacinas CoronaVac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen/Johnson&Johnson — esta última requer apenas uma aplicação para a garantia da imunização completa.

O Ceará recebeu na última terça-feira, 23, um novo lote de vacinas contra a Covid-19. Foram 140.400 doses da Pfizer/BioNTech, que serão utilizadas para aplicação da primeira dose (D1) de adolescentes a partir de 12 anos. As informações foram divulgadas pelo governado do Estado, Camilo Santana (PT), por meio das redes sociais.

Confira os números da vacinação no Ceará

Total de doses aplicadas: 12.934.100

Total de D1 aplicadas: 6.714.441

Total de D2 aplicadas: 5.582.681

Total de D3 aplicadas: 463.703

Total de doses únicas aplicadas: 168.277

Campanha de vacinação

Na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado, todos os municípios cearenses já começaram a vacinar a população em geral. A nova etapa da campanha acontece de forma escalonada por ordem decrescente de idade, a partir dos 59 anos. Para receber a vacina, as pessoas devem estar devidamente cadastradas na plataforma Saúde Digital, da Sesa. 

LEIA MAIS | Passo a passo: como se cadastrar para a vacinação contra a Covid-19 no Ceará

Todos os municípios cearenses iniciaram a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos. Em Fortaleza, todos os adolescentes cadastrados para receber a primeira dose do imunizante já foram agendados. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue realizando repescagem do público mais jovem que perdeu o primeiro agendamento, além de dar sequência à mesma estratégia para a população adulta, entre 18 e 29 anos. 

A Capital iniciou a aplicação da dose de reforço em pessoas abaixo de 60 anos de idade no sábado, 20. A ampliação da vacinação nesse público foi anunciada neste mês de novembro pelo Ministério da Saúde. Antes, apenas idosos acima de 60 anos, pessoas imunossuprimidas e trabalhadores da saúde estavam recebendo a D3. Fortaleza também liberou a vacinação da primeira dose (D1) sem necessidade de realizar agendamento no Saúde Digital para pessoas acima de 12 anos.

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação contra covid-19 covid-19 no ceará vacinação população cearense coronavírus no ceará vacina covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar