45% dos bairros de Fortaleza não registraram mortes por Covid-19 em outubro

Dos 121 bairros da Capital, 55 atravessaram o mês passado sem o registro de nenhum óbito em decorrência da Covid

No último mês de outubro, 45% dos bairros de Fortaleza não registraram mortes em decorrência da Covid-19. O percentual corresponde a 55 das 121 divisões territoriais da Capital. Os dados estão disponíveis nos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e foram tabulados pelo O POVO considerando o intervalo analisado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os indicadores apontam cenário mais favorável na Regional VI, a segunda mais populosa da cidade — com 596,5 mil moradores —, onde 21 dos dos 29 bairros permaneceram os 31 dias do mês passado sem registrar nenhuma morte por Covid. Já a Regional I, com cerca de 400 mil habitantes, teve apenas cinco dos seus 15 bairros enquadrados na mesma estatística.

Conforme os dados informados pela SMS, o bairro São Bento, na Regional VI, apresenta a menor taxa de mortalidade por Covid-19 da Capital (151,6). O cálculo representa a proporção entre o número de casos (283), mortes (20) e a quantidade de moradores da localidade (13.189). Já em termos absolutos, o território com menos óbitos desde o começo da pandemia é o bairro Moura Brasil, na Regional I, com 8 vítimas fatais. Levando em conta o indicador populacional da localidade (4.150), a taxa de mortalidade perfaz 192,8, a segunda menor entre todos os bairros de Fortaleza.

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado em 5 de novembro, a taxa média de mortalidade na Capital chega a 362,1. O índice é maior na Regional IV (429,6) e menor na Regional VI (291,8). No total, em 18 meses de crise sanitária, 9.821 fortalezenses perderam a vida por causa da Covid-19. Já o total de casos chega a 258.394, conforme dados da plataforma IntegraSus, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), atualizados nesta segunda-feira, 8.

Se outubro foi encerrado com quase metade dos bairros sem registro de mortes, a primeira semana de novembro teve números ainda mais animadores. Segundo a SMS, entre os dias 29 do mês passado e 4 de novembro, a Capital não teve nenhum óbito decorrente da Covid-19. Com isso, a média móvel, que considera o intervalo de 7 dias, fechou em zero. Foi a primeira vez que isso aconteceu desde o registro dos primeiros casos da doença pandêmica na cidade, em março de 2020.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito José Sarto (PDT) atribui os bons indicadores ao avanço da campanha de vacinação, que já alcançou 75% dos fortalezenses com a primeira dose e 62% com a segunda dose ou vacina de aplicação única (Janssen). “Se nós temos uma média móvel zero, isso significa dizer que a vacinação está caminhando rapidamente. Nós também temos praticamente zero pessoas internadas nas nossas unidades hospitalares. Nas UPAs, não tem ninguém. Isso graças à vacina e à competência dos profissionais de saúde que estão à frente desse processo”, afirmou o prefeito após receber a terceira dose do imunizante nesta segunda-feira.

Embora o cenário seja dos mais otimistas, a SMS prega cautela. No último balanço epidemiológico, a pasta voltou a frisar que ainda há transmissão comunitária da Covid-19 em todo o Ceará, além da circulação de variantes, como a Gama e Delta. "Por essa razão, a incidência de casos deve continuar a ser rigorosamente monitorada", reiterou.

 

Casos positivos

A média móvel de casos registrada em outubro foi a menor desde o começo da pandemia na Capital (15,9). Nos 31 dias do mês, ao todo foram calculados 492 novos casos, queda de 36% em relação a setembro e de 74% se comparado a agosto. O pico de infecções foi registrado em março deste ano, na segunda onda da pandemia, quando em apenas 30 dias a cidade contabilizou 43.312 casos, perfazendo média móvel de 1.397 positivados a cada 24 horas.

Apesar da queda considerável no número de contaminações em outubro, na primeira semana deste mês a taxa de positividade das amostras de exames RT-PCR processadas pelos laboratórios da rede pública em Fortaleza oscilou para 3,1%, um pouco acima do índice registrado na semana imediatamente anterior, que foi de 1,5%. Segundo a SMS, a variação é comum em períodos de baixos indicadores e “não representa, necessariamente, relevância epidemiológica".

Internações

Assim como os demais indicadores, o número de internações motivadas pela Covid-19 está em queda livre na Capital. Segundo os dados do IntegraSus, atualizados na noite desta segunda-feira, nos últimos sete dias a taxa de ocupação de UTIs caiu de 38,12% para 33,64%. Nas enfermarias, o índice passou de 27,74% para 23,12% no mesmo intervalo. A última vez que os dois indicadores estiveram acima de 50% foi julho passado.

Bairros da Capital sem registro de mortes por Covid-19 em outubro

Regional I

Farias Brito
Floresta
Jardim Guanabara
Jardim Iracema
Vila Ellery

Regional II

Cocó
Guararapes
De Lourdes
Luciano Cavalcante
Praia de Iracema
Praia do Futuro II
Meireles

Regional III

Amadeu Furtado
Bela Vista
Bom Sucesso
Joquei Clube
Olavo Oliveira
Padre Andrade
Parque Araxá
Presidente Kennedy

Regional IV

Aeroporto
Benfica
Itaoca
Jardim América
Pan Americano
Serrinha
Vila Peri

Regional V

Aracapé
Conjunto Ceará II
Conjunto Esperança
Granja Lisboa
Jardim Cearense
Planalto Airton Senna
Siqueira

Regional VI

Aerolândia
Ancuri
Barroso
Cambeba
Cidade dos Funcionários
Coaçu
Curió
Dias Macedo
Edson Queiroz
Guajeru
Jangurussu
Jose de Alencar
Parque Dois Irmãos
Parque Iracema
Parque Manibura
Parque Santa Maria
Paupina
Pedras
Sabiaguaba
São Bento
Sapiranga/Coite

Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Covid-19 Fortaleza mortes coronavírus pandemia covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar