Covid-19: Fortaleza aguarda novos lotes de vacina para avançar na aplicação da 3ª dose

Na campanha, o imunizante da Pfizer/BioNTech está sendo aplicado na dose de reforço

Fortaleza iniciou a aplicação da terceira dose (D3) ou dose de reforço da vacina contra a Covid-19 nessa quarta-feira, 8, e aguarda o recebimento de novas doses do Ministério da Saúde para avançar no reforço da imunização contra a doença. A campanha começou contemplando idosos de 70 anos ou mais que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILP). Já foram vacinados o total de 158 idosos que vivem no Lar Torres de Melo.

Na primeira etapa da campanha, Fortaleza pretende atender 27 instituições, com 862 idosos residentes. Conforme o Ministério da Saúde, o reforço da vacinação com a D3 irá atender idosos de mais de 70 anos e pessoas imunossuprimidas (transplantadas recentemente, com câncer, queimaduras graves, etc.). Os idosos precisam ter completado o esquema vacinal há mais de seis meses e imunossuprimidos a segunda dose ou dose única há pelo menos 28 dias.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Quem pode tomar a 3ª dose ou reforço da vacina contra a Covid-19?

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza, em ligação com O POVO, destacou que, com a chegada das novas doses, poderá definir a logística de aplicação da D3 para os demais públicos que não vivem nas ILP e não são pessoas imunossuprimidas. Além de definir se o público será orientado a ir aos pontos de vacinação contra a Covid-19 na Capital ou se ocorrerá vacinação em domicílio.

O POVO procurou por e-mail a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), questionando se será necessário novo cadastrado na plataforma Saúde Digital para receber a terceira dose do imunizante e como a pasta está articulando a campanha no Estado. Em nota, a Sesa informou apenas que “estão sendo realizadas reuniões técnicas para deliberar sobre a dose de reforço”.

Atualmente, Fortaleza soma mais de 581 mil idosos acima de 70 anos que completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. Os dados são da plataforma Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), consolidados nessa quarta-feira, 8, e divulgados pela pasta nesta quinta, 9.

Na campanha de reforço, a vacina a ser usada é, preferencialmente a da Pfizer/BioNTech, segundo o Ministério. No entanto, também poderão ser utilizadas as vacinas da AstraZeneca e Janssen.

A aplicação da terceira dose da vacina no Brasil foi anunciada pelo Ministério da Saúde no dia 25 de agosto. A campanha busca reforçar a imunização contra a Covid-19 de idosos e pessoas imunossuprimidas, um dos principais grupos de risco da doença.

A nova etapa da vacinação foi definida após reunião entre o Ministério da Saúde, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

terceira dose vacina Covid-19 vacina dose de reforço Covid-19 vacina Covid-19 Fortaleza terceira dose Covid-19 Fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar