Ceará ultrapassa marca de 8 milhões de doses de vacinas aplicadas contra Covid-19

A campanha de imunização vem ocorrendo para o público geral, de 18 a 59 anos, e demais grupos prioritários no Estado. Em 85 cidades do Estado, adolescentes já começaram a ser vacinados

O Ceará ultrapassou a marca de 8 milhões de doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19. Foram 8.245.783 doses aplicadas em sete meses da campanha de vacinação contra a doença no Estado, iniciada em 18 de janeiro. As informações são da plataforma Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), consolidadas às 17 horas dessa terça-feira, 7, e divulgadas pela pasta nesta quarta-feira, 8.

Na primeira dose (D1), o Ceará aplicou 5,5 milhões de doses do imunizante. Em relação ao público que completou o esquema vacinal (duas doses de AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou dose única da Janssen), foram 2,6 milhões de pessoas. A quantidade equivale a 28,91%* da população, de um total de 9,1 milhões de pessoas que residem no Estado. As estimativas da quantidade populacional são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Vacinas da Pfizer e da AstraZeneca neutralizam variante Delta após 2ª dose

No levantamento dos imunizantes que chegaram ao Ceará, por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, mais de nove milhões de vacinas foram entregues ao Estado e foram distribuídas aos 184 municípios. A população vem sendo contemplada com doses das vacinas CoronaVac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen/Johnson&Johnson — esta última utiliza apenas uma dose de aplicação para imunização contra o vírus.

O Ceará recebeu nesta quarta-feira, 8, mais de 275 mil doses do imunizante contra a Covid-19. Foram 171 mil doses da vacina CoronaVac/Instituto Butantan e 104.130 doses da Pfizer/BioNTech. As novas remessas serão utilizadas para aplicação de primeira e segunda doses (D1 e D2) na campanha de vacinação contra a doença no Estado. As informações foram divulgadas pelo governador do Estado, Camilo Santana (PT), em publicação nas redes sociais.

Confira os números da vacinação no Ceará

Total de doses aplicadas: 8.245.783
Total de D1 aplicadas: 5.589.531
Total de D2 aplicadas: 2.500.159
Total de doses únicas aplicadas: 156.093

Campanha de vacinação

Na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado, todos os municípios cearenses já começaram a vacinar a população em geral. A nova etapa da campanha acontece de forma escalonada por ordem decrescente de idade, a partir dos 59 anos. Para receber a vacina, as pessoas devem estar devidamente cadastradas na plataforma Saúde Digital, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

LEIA MAIS | Idosos do Lar Torres de Melo recebem terceira dose da vacina contra Covid-19

No fim de agosto, a vacinação avançou no Estado, contemplando adolescentes de 12 a 17 anos. Atualmente, 85 municípios cearenses já iniciaram a vacinação dos mais jovens. Em Fortaleza, adolescentes de 12 anos começaram a ser imunizados nessa terça-feira, 7, com a primeira dose da vacina contra a doença. A vacinação na Capital teve início no dia 26 de agosto. Fortaleza soma, até esta quarta-feira, 8, 925.039 fortalezenses que completaram o esquema vacinal contra a doença.

*A Sesa destacou que os dados oscilam negativamente em relação aos dias anteriores por consequência de ajustes nas planilhas enviadas pelos municípios.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação Covid-19 Ceará doses aplicadas vacinação Ceará vacinação coronavírus Ceará campanha vacinação Covid-19 Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar