Idosos do Lar Torres de Melo recebem terceira dose da vacina contra Covid-19

Segundo Ana Estela, da Secretaria Municipal da Saúde, o Ministério da Saúde prevê ainda para o mês de setembro o envio de mais doses da D3 para pessoas com mais de 70 anos

Francisca Pontes, 67 anos, está há dois anos morando no Lar Torres de Melo. Nesta manhã, ela tomou a D3: “Eu estava muito ansiosa, e agora estou muito feliz e segura. Mais segura ainda porque recebi a terceira dose. Eu quero poder sair e passear para ver meus parentes em Morada Nova”, diz a idosa, com os olhos azuis brilhando de entusiasmo após a imunização.

A Prefeitura de Fortaleza iniciou a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos moradores de Instituições de Longa Permanência (ILPIs). A primeira contemplada foi o Lar Torres de Melo. Os imunizantes aplicados hoje são da Pfizer/BioNTech. Ao todo, 862 idosos vivendo em ILPIs foram vacinados e agora receberão a terceira dose. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deve vacinar o público das 27 instituições existentes na Capital.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Carteiras distantes e expectativa: veja como está sendo o retorno da rede municipal de Educação em Fortaleza

Camilo anuncia chegada de 104.130 doses da vacina contra Covid-19

A secretária da saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, falou sobre a importância de vacinar o público institucionalizado, que começou a receber a primeira dose da CoronaVac no dia 19 de janeiro, no início da campanha de vacinação. “É um público extremamente vulnerável, com maior risco de contrair a Covid-19. O idoso não tem a mesma resposta imunológica dos mais jovens, por isso a necessidade de uma terceira dose”.

Conforme Ana Estela, o Ministério da Saúde prevê ainda para o mês de setembro o envio de mais doses da D3 para pessoas com mais de 70 anos. Esses imunizantes serão aplicados em pessoas com mais de 70, que tenho recebido as duas doses há pelo menos 6 meses.

A decisão da aplicação da terceira dose foi determinada pelo Ministério da Saúde. De acordo com o Órgão, todos os indivíduos imunossuprimidos, após 28 dias da segunda dose, e pessoas acima de 70 anos que receberam duas doses há seis meses deverão receber o reforço neste mês.

“Inicialmente, Fortaleza aplicará a terceira dose em idosos institucionalizados, devido ao maior risco de contrair a infecção pelo coronavírus, em virtude da idade e da condição de institucionalizados. Os demais idosos serão contemplados tão logo o Município receba doses destinadas para tal”, afirma Ana Estela.

*Com informações da repórter Angelica Feitosa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Lar Torres de Melo Imunização de reforço Covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar