Mortes por Covid-19 no Ceará caem 53,9%; casos também seguem caindo

Apenas a Região Norte não registrou queda nos indicadores de casos e mortes em decorrência da pandemia. Os indicadores epidemiológicos fizeram com que governador Camilo Santana (PT) fizesse somente pequenos ajustes no decreto

Todas as regiões do Ceará, com exceção da Região Norte, registraram queda no número de novos casos e mortes ocorridas em decorrência da Covid-19, em relação há duas semanas. Contando os dados de todo o Estado, foram confirmados 2.890 novos casos e 35 óbitos, representando uma redução de 41,4% e 53,9%, respectivamente. Os dados foram divulgados em boletim epidemiológico pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) nesta sexta-feira, 3.

No norte do Estado, região que inclui a cidade de Sobral, houve um aumento de 35,3% do número de casos confirmados, chegando a 183. Já os óbitos triplicaram no mesmo período, saltando de um para três episódios. O maior declínio, por outro lado, foi registrado na macrorregião do Sertão Central, onde as infecções caíram 39,8% e não foi registrado nenhuma vítima fatal da doença. A Sesa enfatiza que possíveis atrasos na digitação de casos e óbitos podem comprometer as análises.

Desde o início da pandemia, 66% das mortes ocorreram em pessoas de 60 anos ou mais, tendo essa porcentagem caído em relação ao ano passado. Os dados mostram ainda que 68,2% das vítimas fatais apresentavam doenças crônicas pré-existentes e a taxa de mortalidade do Estado é de 145,7 óbitos por 100 mil habitantes.



Nesta segunda onda, é possível observar redução da média móvel de mortes no Estado a partir de maio, após aumento de mais de 100% nos meses de fevereiro e março. Atualmente, o nível de positividades de exames RT-PCR, considerado o mais confiável para detectar a doença, está em 36,1%. Diante do cenário, o governador Camilo Santana (PT) resolveu fazer pequenas modificações e estender horário de comércio de rua das 8 às 22 horas e academias das 5h30min às 22h30min.

No total, 24.046 cearenses morreram e 932.522 foram contaminados em decorrência da Covid-19, de acordo com dados consolidados na manhã desta sexta-feira no IntegraSUS, plataforma da Sesa que compila dados da pandemia. Em relação à vacinação, 2.530.677 habitantes do Estado completaram o esquema vacinal, com as duas doses ou dose única contra a Covid-19. O número equivale a 27,3% da população cearense, segundo projeção do IBGE para 2021.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Coronavírus Ceará Número de casos Ceará Pandemia no Ceará Boletim epidemiológico Sesa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar