Indícios de irregularidade na aplicação de vacinas em Paracuru foram esclarecidos, diz CGU

Na época que a investigação foi divulgada, em março deste ano, o prefeito da cidade, Wembley Beim (PDT), considerou que as informações eram um "grande equívoco" do órgão federal

A Controladoria Geral da União (CGU) considerou que “significativa parcela” dos indícios de fragilidade na aplicação das vacinas contra a Covid-19 no município de Paracuru, no Litoral Oeste do Ceará, foram esclarecidos pela administração local. A cidade foi a segunda com mais registros (230) em investigação do órgão federal de pessoas suspeitas de terem se vacinado indevidamente no Estado.

O principal problema entre as suspeitas, conforme analisou a CGU, foi em relação a desatualização do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). A recomendação do órgão é que o município trabalhe nas modificações necessárias no sistema em um prazo de 60 dias e informe à CGU. Outros documentos também devem ser enviados, a exemplo da portaria de cessão e/ou folha de ponto, para os casos de servidores cedidos para unidades vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao O POVO, o procurador-geral de Paracuru, Guerreiro Neto, disse que o município já vem cumprindo as recomendações feitas pela CGU e dará continuidade a esse trabalho. Ele enfatizou que, após o levantamento inicial do órgão, a administração concentrou esforços durante dois meses para investigar internamente as suspeitas e contestar a denúncia. “A campanha de vacinação vem acontecendo de forma muito transparente”, garante o procurador.

Na época da divulgação da investigação, no fim de março deste ano, o prefeito de Paracuru, Wembley Beim (PDT), considerou que o processo foi um “grande equívoco” do órgão. “Todo o trabalho de vacinação tem sido feito com muito zelo, seriedade e transparência. Existe um grande rigor e controle no trabalho de vacinação. Amanhã (24/03), adiantaremos todas as informações relativas à vacinação para o Ministério Público”, argumentou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronavírus paracuru cgu aplicação de vacinas vacinas covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar