"Grande equívoco", diz prefeito de Paracuru sobre denúncia de vacinados da CGU

O chefe do Executivo municipal disse que o engano aconteceu por duplicidade de dados em dois sistemas que são alimentados simultaneamente, de acordo com orientações do Ministério da Saúde

O prefeito de Paracuru, Wembley Beim (PDT), considerou que os registros das pessoas do município que supostamente receberam mais de duas doses da vacina contra o novo coronavírus foi um “grande equívoco da Controladoria Geral da União (CGU).”

Na denúncia, a CGU identificou mais aplicações que o necessário conforme os CPFs que constam nos dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni). São vacinas provenientes de institutos diferentes. Há registros de casos assim em 56 municípios, sendo 242 em Fortaleza. Paracuru é o segundo município com mais registros: 230.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O chefe do Executivo municipal supõe que o órgão se enganou no cruzamento dos dados de dois sistemas que são alimentados simultaneamente, de acordo com orientações do Ministério de Saúde: o Plano Nacional de Imunização (PNI) e o eSUS Nacional. Beim afirma que a Secretaria Municipal de Saúde identificou o erro e questionará o órgão fiscalizador.

“Todo o trabalho de vacinação tem sido feito com muito zelo, seriedade e transparência. Existe um grande rigor e controle no trabalho de vacinação. Amanhã (24/03), adiantaremos todas as informações relativas à vacinação para o Ministério Público”, acrescentou o prefeito em nota. Ele lamentou ainda ter tomado conhecimento da informação apenas por meio da imprensa, sem contato direto da CGU.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

prefeito de paracuru denuncia cgu vacinados vacinação ceará coronavírus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar